19/06/2012 14h24 - Atualizado em 23/01/2017 19h18

Polícia Civil desativa última carceragem nesta terça-feira (19)

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil desativou a carceragem da última Delegacia do Estado que ainda tinha presos em suas instalações. A retirada dos detidos da Delegacia de Polícia (DP) de Nova Venécia foi acompanhada pelo superintendente de Polícia do Interior, delegado Danilo Bahiense. Os 47 presos foram transferidos para o Centro de Ressocialização Provisória (CRP) de Linhares e para Centro de Triagem de Viana (CTV).

Para o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, a retirada dos presos das carceragens das delegacias representa um grande avanço para a Polícia Civil do Estado. “A Polícia Judiciária deve estar voltada exclusivamente para as suas atividades constitucionais, e a retirada dos presos permite de forma definitiva que os policiais possam exercer plenamente suas atividades de investigação” ressaltou.

O superintendente informa que o atendimento na Delegacia será mantido normalmente durante a semana, com a presença do delegado para conduzir as investigações, e nos finais de semana em regime de plantão para registro de ocorrência.

Desativação de carceragens

Em março, a Polícia Civil retirou os 32 presos que ocupavam as celas do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Eles foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória, para a Penitenciária Regional e para Associação de Assistência ao Condenado (Apac), todas em Cachoeiro de Itapemirim, e também para a Penitenciária semiaberta de Vila Velha (PSVV).

Essa foi a 34º carceragem desativada no Espírito Santo, sendo a segunda neste ano. Ainda em março, a carceragem de Mimoso do Sul também foi desativada. Os 30 presos foram transferidos da Delegacia de Polícia do município para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro e para o CDP de Marataízes.

De acordo com o superintendente de Polícia do Interior (SPI), delegado Danilo Bahiense, as grades das celas do DPJ de Cachoeiro de Itapemirim já foram retiradas. Ele salienta que o funcionamento do DPJ segue normalmente.

A iniciativa de retirada dos presos das delegacias segue uma tendência de todo o Brasil, e no Estado foi iniciada a partir da implementação da portaria nº 240-R, publicada em 16 de fevereiro de 2012 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A portaria trata do acolhimento de presos nos presídios capixabas, onde são recebidos de segunda a segunda.

Esta medida facilita a remoção dos presos das delegacias e ainda agiliza o processo de entrada deles nos presídios estaduais, destacou o delegado Danilo Bahiense. A portaria engloba os presos provisórios, condenados e aqueles que estão cumprindo pena no regime semiaberto.

Em dezembro do ano passado as carceragens das delegacias de Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Guaçuí e Alegre foram desativadas. Somente em 2011, 22 carceragens foram desativadas.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes