28/08/2013 17h30 - Atualizado em 23/01/2017 22h07

Polícia Civil divulga avaliação para planejamento estratégico para os próximos anos

relatoriorelatorio A Polícia Civil divulgou o balanço das atividades gerenciais que norteia os rumos da PCES até 2018. O relatório está alinhado com o programa de governo: Estado Presente em Defesa da Vida e faz parte das ações contidas no planejamento estratégico global entre os anos 2011 até 2018.

O projeto foi lançado neste mês e apresenta uma avaliação do conjunto de planos estratégicos e ações administrativas e operacionais norteados pelos eixos estratégicos globais: infraestrutura, valorização profissional e tecnologias e que deverão ser cumpridos no período pré- estabelecido, além dos investimentos realizados nos anos de 2011 e 2012.

Para o chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Junior, o relatório tem como objetivo avaliar o que foi feito desde o ano de 2011 e  estabelecer a diretiva à atual gestão e às vindouras procurando minimizar a prática de ações improvisadas e ausência de diretrizes que podem comprometer os resultados.

“O relatório descreve o notório alinhamento da Polícia Civil com as concepções integrativas do moderno programa de governo: Estado Presente em Defesa da Vida. O resultado é um instrumento conciso que une partes e aponta a um todo bem articulado. Sem nenhum planejamento prévio é bastante provável que tenhamos alguma forma  apropriada para administrar. Porém, ações meramente reativas podem ser um meio para se atingir objetivos a curto prazo, mas não para realizar metas duradouras. Por isso, gerir ações policiais eficazes tem diretamente a ver com o estabelecimento de estratégias para resultados a médio e longo prazo”, enfatizou o chefe de Polícia.

Investimentos

Os investimentos feitos na Polícia Civil entre os anos de 2011 e 2012 também foram destacados no relatório. Entre  eles estão a compra de materiais, como viaturas, armas e coletes balísticos; as reformas de delegacias; a criação do plantão nas delegacias microrregionais; os cursos de formação e capacitação de policiais. Os resultados das operações policiais feitas em todo o Estado bem como o número de pessoas presas e as apreensões também foram apresentadas e avaliadas.
Entre os investimentos feitos na Superintendência de Polícia Técnico- Científica (SPTC), o relatório abordou a aquisição de diversos equipamentos, softwares e veículos, totalizando R$ 6478.871,58.   Além de novos projetos a serem desenvolvidos como a criação do laboratório de prosopografia- que trata da descrição das feições do rosto, e ampliação dos laboratórios.

Outra importante aquisição para a SPTC é a implantação do programa de gerenciamento eletrônico de documentos, doado pela perícia técnica de São Paulo que investiu cerca de R$ 1 milhão entre elaboração, compra capacitação de servidores e implantação do software.
“Coube a mim como gestor criar condições para que o Governo do Estado executasse projetos revolucionários na área de segurança pública como a contratação e formações de servidores policiais; a modernização tecnológica da instituição, com rede de dados interligados e softwares avançados, além de reformas administrativas e reestruturação física”, avaliou Joel Lyrio.

Projetos

Entre os projetos para os próximos anos, o relatório indica a criação do Núcleo de Enfrentamentos a Tóxicos e Entorpecentes e inauguração de novas unidades especializadas em violência contra a mulher com funcionamento 24 horas na Grande Vitória; implantação dos serviços de consulta online e inquérito policial 24 horas; reestruturação das delegacias do interior do Estado e reformas de prédios, como o Departamento Médico Legal (DML) e da Chefatura de Polícia e aquisição de nova sede e implantação do projeto Corregedoria Integrada; ampliação da Academia de polícia (Acadepol), atualização da grade curricular e implantação do projeto academia integrada.

A continuidade da modernização do parque de informática da Polícia Civil, com a aquisição de mais computadores, cabeamento de rede e novas tecnologias de informações; aquisição de mais veículos operacionais;  além da aplicação de cursos periódicos para manuseio de novos armamentos e curso de inteligência policial; renovação periódica do quadro operacionais da PC; ampliação do Grupo de Operações Táticas (GOT) da  Polícia Civil também foram destacadas no relatório que está sendo distribuído entre as diversas autoridades do Estado.

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Dalila Travaglia (27) 9607-2978