Governo do Estado do Espírito Santo
21/07/2011 10h44 - Atualizado em 23/01/2017 17h23

Polícia Civil divulga balanço de operações realizadas no interior do Estado

 

A equipe de policiais civis da Superintendência de Polícia do Interior (SPI) apresentou nesta quarta-feira (20), um balanço das ações policiais realizadas nos últimos seis meses, desde fevereiro a julho deste ano. No total, foram 164 prisões e seis menores apreendidos, 53 armas apreendidas, além de drogas e veículos.




Para garantir a operacionalização das delegacias do interior, a SPI realizou diversas operações policiais, muitas com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, que resultaram em prisões em flagrante, cumprimentos de mandado de prisão judicial, além de buscas e apreensões.


Segundo o superintendente, delegado Danilo Bahiense, o foco dessas ações é promover a prisão de homicidas e traficantes, além da apreensão de armas, munições e drogas ilícitas. “Essas operações policiais têm reforçado as ações da Polícia Civil pelo interior do Estado, havendo grande receptividade por parte da população capixaba que sempre espera por ações desta natureza. Já concluímos diversas operações e outras já estão em fase de preparação. Com isso, fortalecemos a unidade policial e toda equipe”.


Resultados

Durante operação realizada em AFONSO CLÁUDIO, a SPI com apoio da DP do município, resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e na prisão de seis homens. Quatro pessoas foram autuadas em flagrante por posse ilegal de arma e porte ilegal de arma. A ação que contou com a participação de 40 policiais, entre eles, civis e militares da região, apreendeu três espingardas, dois revolveres calibre 38 e munições.


No município de ARACRUZ, a operação contou com a participação de diversas Delegacias de Polícia (DP), entre elas de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Fundão e também da Polícia Militar. Na ação foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Doze pessoas foram detidas e dois adolescentes apreendidos. Com os acusados foram e dois revólveres, cinco espingardas, papelotes de cocaína, maconha, crack e material para pesagem e embalagem da droga.


Em CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, a ação policial resultou na prisão de nove pessoas e na apreensão de um adolescente de 14 anos. Quatro deles foram detidos por mandados de homicídio e tentativa de homicídio, além disso, um deles assinou um Termo Circunstanciado por estar em posse de duas pedras de crack e uma balança de precisão.


Na residência de um dos acusados também foram apreendidas 45 pedras de crack, dois rádios comunicadores e R$ 421,00. O acusado foi detido por tráfico de drogas junto com seu filho de 14 anos. Durante operação, também foram presos dois acusados de estupro de vulnerável, um por atentado violento ao pudor e um por violência doméstica.


Com apoio da SPI, da Polícia Militar e outros 50 policiais civis, a operação realizada em FUNDÃO em maio deste ano, resultou na prisão de cinco pessoas em flagrante e sete em cumprimentos de mandado de prisão preventiva. Ao todo foram apreendidas três espingardas, buchas de maconha, um celular roubado e 60 munições.


Em GUAÇUÍ, uma ação realizada no dia (17) de junho, que teve apoio de 35 policiais, entre eles policiais da SPI, da DP de Bom Jesus do Norte, Apiacá, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e também da Polícia Militar, resultou na prisão de cinco acusados de tráfico de drogas e posse de munição de uso restrito, além de apreender um adolescente por ato infracional análogo aos mesmos crimes. Ao todo foram encontradas 300g de cocaína, 100g de crack, buchas de maconha, duas motos, objetos eletrônicos, além de R$1.500,00 em dinheiro.



Em abril deste ano, duas pessoas foram detidas no município de ICONHA, acusadas de tráfico de drogas e associação ao tráfico. A operação denominada “Águas Limpas” contou com atuação de cinco delegados e 40 agentes e ocorreu em três municípios na Região Sul do Estado. Na casa dos acusados foram apreendidas cerca de 700 gramas de maconha.


Também em abril, a equipe policial da DP de SOORETAMA, com apoio da SPI, prendeu um fugitivo do presídio de Linhares, no bairro Centro, além de prender dois homens acusados de latrocínio. Ao todo, foram apreendidas uma arma de fogo, um revólver calibre 38, munições, e um veículo roubado, encontrado com um dos detidos.


Já maio deste ano, em ITAPEMIRIM, a SPI coordenou a ação policial em parceria com a DP de Itapemirim, que prendeu diversos ciganos acusados de porte ilegal de arma, munições, documentos falsos e furto de energia elétrica. Ao todo, na operação, foram apreendidas quatro armas de fogo, 14 munições, documentos falsos e uma arma branca. Além disso, nove ciganos também foram detidos por furto de energia elétrica.


Na região de MONTANHA foi realizada uma operação que resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão em 15 residências e no bar do município de Ponto Belo, onde quatro pessoas foram detidas. O objetivo desta ação foi de localizar suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas na município. Na ação, 20 pessoas foram conduzidas à DP de Montanha, sendo que uma delas foi presa em flagrante por posse de arma, quatro por homicídio, e as outras pessoas após serem ouvidas, foram liberadas. Na ação, também foi apreendida uma espingarda calibre 38.


Já em cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão, a SPI realizou uma operação nos municípios de MUNIZ FREIRE, CONCEIÇÃO DO CASTELO, IÚNA, IBATIBA, IBITIRAMA, ALEGRE E VENDA NOVA DO IMIGRANTE, onde dez pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido. Foram detidos acusados de estupro, de ameaça de violência doméstica, de furto e roubo, de roubo, de porte ilegal de arma de fogo, de furto qualificado e também de estupro de vulnerável.


Na ação policial também foram realizados cumprimentos de mandados de busca e apreensão domiciliar em 11 residências, onde os proprietários estavam sendo investigados por tráfico de drogas. Um acusado também foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo, e com ele foi apreendida uma espingarda calibre 22 e munições.


No município de SÃO MATEUS foi realizada uma mega operação em combate a homicídios no interior do Estado. Na ocasião, policiais civis do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de São Mateus com apoio do Núcleo de Gerenciamento e Operações Táticas e Instrução (Nugoti) e da Superintendência de Polícia do Interior (SPI) realizaram a "Operação Carnaval 2011". Ao todo foram detidas 29 pessoas em São Mateus e Conceição da Barra. Dos detidos, 24 foram autuados, entre eles, duas mulheres em flagrante por tráfico de drogas e quatro pessoas por porte ilegal de arma de fogo. Além disso, foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola 380, munições, um veículo adulterado e mais de 400 gramas de crack.



Inquéritos


Além da realização das operações policiais, a SPI e a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar também contribuíram nas investigações de crimes que tiveram grande repercussões, sobretudo através da identificação dos autores e na representação de prisão preventiva, como aconteceu no casos do roubo do Mosteiro Zen Budista, em IBIRAÇU, que depois de dois meses de investigações, nove pessoas foram detidas.


Em DOMINGOS MARTINS, dois homens foram detidos e um adolescente de 16 anos foi apreendido acusados de participar do assassinato da diretora do Posto de Atendimento Veicular da Ciretran, em Pedra Azul, Domingos Martins, Rosimere Girardi Bortolini Greco. O menor foi considerado o autor dos disparos. Os policiais também apreenderam a arma do crime com as munições calibre 32, os capacetes e a roupa dos acusados.



A equipe da SPI também deram apoio aos Policiais da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar na prisão de dois acusados de participação no assassinato do soldado Euzébio José Alves Scopel, 40 anos, ocorrido no dia 24 de maio, em FUNDÃO. Três armas foram apreendidas pelos policiais, sendo dois revólveres calibres 32 e 38, e a arma roubada da vítima, um revólver calibre 38, que pertencia à corporação.


Parcerias

A SPI também auxiliou em algumas operações realizadas por outras unidades. A primeira delas foi a operação no município de MUQUI realizada pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). Foram apreendidos aproximadamente uma tonelada de carne, linguiça e produtos de origem animal em condições impróprias ao consumo, além de produtos com data de validade expirada.


Uma outra operação desta natureza foi realizada no município de BOA ESPERANÇA, onde quatro estabelecimentos comerciais foram autuados pela exposição de mercadorias vencidas ou embaladas sem a necessária higiene

“O principal sucesso da operação é a divulgar que a fiscalização irá reprimir com firmeza qualquer ofensa às relações de consumo e contará com o apoio de todos os órgãos públicos nessa tarefa. Outras ações dessa natureza irão ocorrer em breve, sempre contando com a efetiva participação do Ministério Público e demais órgãos, melhorando a qualidade de vida da população de Boa Esperança”, relatou o delegado Vitor Andrade, titular da DP de Boa Esperança.

A SPI também apoiou a operação realizada pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), que aconteceu no aeroporto de VITÓRIA. Sete taxistas acusados de alteração de sinal identificador de veículo automotor, foram detidos, além de apreenderem nove carros no local. A ação foi iniciada a partir de denúncias realizadas pela Infraero e visou desmantelar o número de taxistas que possuíam placas falsas e adulteradas na região.


Policiais civis da Superintendência de Polícia do Interior também prenderam, no município de NOVA VENÉCIA, um homem acusado de clonar as placas de identificação de um carro. De acordo com o superintendente, delegado Danilo Bahiense, uma mulher compareceu à Delegacia para registrar uma ocorrência já que havia recebido várias multas de trânsito referente ao seu veículo.


“Ela não reconheceu os locais onde o veículo teria sido multado, então iniciamos as investigações e conseguimos localizar o acusado e o veículo que possuía a mesma placa do carro da vítima”. Diante das provas de clonagem, foi realizada a perícia e C.B., 39 anos, foi autuado por adulteração de documento público, uso de documento público falsificado e falsificação de sinal identificador de veículo automotor, seu componente ou agregado.


Policiais civis da SPI e da Delegacia de MIMOSO DO SUL, em conjunto com o 9º Batalhão da Polícia Militar, cumpriram, durante a Operação ‘Limpeza Urbana’ no último dia 08 de julho, dois mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão em diversos bairros do município. Na ocasião, quatro pessoas foram detidas. Foram apreendidos um revólver calibre 32, duas garruchas, 25 estojos calibre 24, 17 estojos calibre 38, três estojos calibre 45, 11 cartuchos calibre 44, dois cartuchos calibre 45, um cartucho calibre 38, sete cartuchos calibre 380, 12 cartuchos calibre 765, dois cartuchos calibre 22 e dois estojos calibre 380. Foi apreendido ainda tablete de maconha, além de papelotes de cocaína, balança de precisão e várias sacolas utilizadas para acondicionar a droga para venda.


Na residência de um casal que foram presos em cumprimento de mandado de prisão temporária pelo crime de tráfico de drogas, foram apreendidos sete buchas grandes de cocaína e muito material para embalo.


Já em uma operação da Superintendência de Polícia do Interior, do 5º Batalhão da Polícia Militar, do Grupo de Apoio aos Promotores, e também sete delegados, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, no município de FUNDÃO. No total, doze pessoas foram presas, entre empresários, secretários da prefeitura e vereadores da cidade localizada ao norte de Vitória.


A operação combate um esquema nas licitações e fraudes em várias secretarias de Fundão. Somente em royalties de petróleo, que a cidade de Fundão tinha direito a receber, o desvio chegava a R$900 mil por mês.

O delegado chefe da SPI, André Cunha, destaca que, além de resultado prático com reflexos diretos e indiretos obtidos com as operações, foi promovido uma cultura policial das ações integradas que fortalecem a instituição e motivam a cooperação entre as unidades policiais por todo interior.





Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil

Natália Magalhães e Silvana Sarmento

(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024

natalia.ferreira@pc.es.gov.br

silvana.costa@pc.es.gov.br





2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard