16/02/2012 15h31 - Atualizado em 23/01/2017 18h20

Polícia Civil divulga imagens de destruição de artefato apreendido durante manifestação de estudantes

Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Civil realizou a detonação dos artefatos que estavam em posse dos dois jovens presos durante  manifestação ocorrida no último dia 09 em Vitória. Dois policiais, peritos da Delegacia de Armas e Munições (Dame) coordenaram a detonação dos artefatos. A ação foi realizada para verificar o potencial de risco dos materiais e tudo foi gravado e filmado pela polícia.

De acordo com o investigador Welliton Moraes, os dois objetos foram desmontados e remontados na presença dos advogados dos jovens.

Conforme orientação dos peritos, os artefatos foram colocados dentro de um tonel de aço, uma vez que o poder de destruição do material era desconhecido. Um artefato explodiu e o outro, apenas se incendiou. “Não imaginei que a carga fosse tão forte. Fiquei surpreso com a explosão e com os danos que provocou”, revelou o investigador Welliton Moraes.

Ele afirmou ainda que se o material fosse lançado contra uma multidão,  causaria sérios danos. “Se alguém chutasse esse artefato poderia ficar sem o pé ou até mesmo a perna” revelou. Após a detonação do segundo artefato o tonel se deslocou mais de seis metros e amassou, além de ser furado devido à explosão.

O titular da Delegacia de Armas e Munições, delegado Guilherme Daré, afirmou que a ação foi realizada para verificar se os artefatos eram explosivos ou incendiários. “A perícia foi realizada para classificar o explosivo dentro do seu risco e poder de fogo, além de determinar que tipo de crime ocorre com a utilização desse explosivo”, explicou

Entenda o caso

Na madrugada do dia 10 de fevereiro, dois jovens acusados de desacato, resistência à prisão e posse de artefato explosivo foram autuados por policiais civis do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória. Eles foram presos por policiais militares durante uma manifestação, realizada no dia 09, contra o aumento da passagem de ônibus. Um grupo invadiu a loja de atendimento do sistema de ônibus coletivos da Grande Vitória, situado no bairro Santa Lúcia.

Segundo o titular da Delegacia de Polícia (DP) da Praia do Canto, delegado João Calmon, duas pessoas impediam que a porta do local fosse fechada. “Em um dado momento um jovem pulou o muro e foi advertido por um major da Polícia Militar para que não invadisse a área, pois a situação já estava sob controle”, relatou o delegado. O jovem Haimon Verly, 23 anos, gritou e desacatou o policial, que lhe deu voz de prisão. “Haimon borrifou um líquido contra o rosto e o corpo do major e de alguns policiais que lhe deram ordem de prisão por desacato”, disse Calmon.

Durante a prisão houve resistência de Haimon e um grupo tentou impedir a prisão do jovem. No tumulto, Eric Rodrigues, 27 anos, também foi detido. De acordo com o delegado, na mochila de Haimon foram encontrados 14 produtos para fabricação de bomba caseira e dois grandes explosivos que foram encaminhados para a perícia.

Haimon foi autuado por desacato, resistência à prisão e posse de artefato explosivo ou incendiário. Já o outro jovem foi autuado por desacato, assinou um termo circunstanciado e foi liberado.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil

Natália Magalhães e Dalila Travaglia