Nesta sexta-feira (09), a Polícia Civil divulgará os novos locais de trabalho dos 312 investigadores formados na última terça-feira (06). A reunião acontece no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória.
De acordo com o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Heli Schimittel, as sete turmas foram divididas. Pela manhã, as quatro primeiras turmas deverão comparecer no auditório a partir das 09 horas. Para as turmas enumeradas de cinco a sete o horário é a partir de 14 horas.
O diretor da Acadepol informou que haverá a possibilidade de permuta entre os novos policiais. “Distribuiremos formulários para aqueles que quiserem trocar o local de trabalho”, informou.
Para o Chefe de Polícia, Joel Lyrio Junior, os novos investigadores vão incrementar uma nova metodologia de investigação que passará pela utilização do novo modelo de consulta virtual –delegacia on-line.“ Vamos melhorar o atendimento nas nossas delegacias. É uma resposta clara de aumento do efetivo policial depois de tantos anos sem a sua recomposição efetiva na Polícia Civil. Portanto, confiamos mais uma vez neste grupo de policiais que se formou”, disse.
Formatura
Na manhã da última terça-feira (06), foi realizada no salão nobre do Clube Álvares Cabral a solenidade de formatura de 312 investigadores da Polícia Civil. A turma é do concurso do ano de 1993. No evento, estiveram presentes o governador, Renato Casagrande, o Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, e também o Chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio.
Curso
O curso de atualização teve início em janeiro e terminou na última sexta-feira (02). A capacitação dos novos investigadores durou cerca de dois meses e a carga horária cumprida foi de 370 horas.
Os investigadores tiveram aulas de Relações Interpessoais, Língua e Comunicação, Telecomunicações Policiais, Sistemas Informatizados e Cadastros Policiais, AFIS - Sistema de Impressão Digital, Saúde e Segurança no Trabalho, Preservação e Valorização da Prova, Uso Diferenciado da Força, Qualidade no Atendimento ao Cidadão, Gerenciamento de Crise, Armamento e Tiro, entre outras disciplinas.
Trabalho
Os novos profissionais irão executar trabalhos de investigação e diligências policiais visando à elucidação de infrações penais; cumprir mandados de prisão e busca e apreensão; realizar investigações e sindicâncias para elucidar os crimes e descobrir os seus autores; coletar informações sobre atividades e fatos de natureza policial e de segurança; lavrar autos de resistência e executar intimações, e demais atividades.
Concurso
Os investigadores foram nomeados em dezembro de 2011 após serem aprovados no concurso público realizado em 1993.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br
fernanda.pontes@pc.es.gov.br