Na tarde desta quarta-feira (27), a Polícia Civil encerrou o ciclo de palestras sobre Perícia Forense em comemoração aos cem anos da Polícia técnico Científica no Espírito Santo. Mais de 700 pessoas estiveram no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para acompanhar as palestras.
A mais esperada entre elas foi a do procurador da justiça de Minas Gerais, doutor e doutrinador em Direito Penal, Rogerio Greco. Ele veio ao Estado para falar sobre a importância de prova técnico-cientifica na investigação policial.
Com muito bom humor, Rogério arrancou muitos risos de uma plateia lotada por policiais civis, promotores de justiça e estudantes. Durante uma hora, o procurador comentou alguns casos que já teve atuar durante os 23 anos que ocupa o cargo no Ministério Público de Minas Gerais. Rogério abordou alguns temas polêmicos como a redução da maioridade penal e criticou o código penal brasileiro. “Não há o que se discutir a redução da imputabilidade penal em um local onde não há condições iguais. Enquanto o Estado for covarde as desigualdades permanecerão” ressaltou.
Falando um pouco sobre o princípio da dignidade humana, Greco lembrou aos promotores e aso delegados presentes o cuidado que se deve ter ao fazer uma denúncia contra uma pessoa. “ A denúncia não é um simples papel. Quando é oferecida à uma pessoa de bem, cai como uma bomba atômica sobre toda a família do denunciado. É preciso ter cuidado com a pessoa humana” enfatizou.
Especialista em Direito Penal, Rogério lembrou que esteve no Espírito Santo para visitar as carceragens do Estado como fonte de sua tese para o mestrado. “Fico muito feliz em saber que a polícia melhorou sua estrutura e sua organização desde a minha visita aqui em 2005. É sinal de que está havendo uma gestão de sucesso feita por pessoas que estão nos lugares certos” comentou.
Nesta quinta-feira (28) será realizada a festa de encerramento que irá homenagear 300 policiais civis com entrega de medalhas e promoção dos servidores. O evento será no cerimonial Oasis, em Vitória, e terá a presença do governador Renato Casagrande e outras autoridades.
Inscrições
Mais de 890 pessoas se inscreveram para participar das nove palestras. Entre eles, 197 são convidados, 140 ouvintes e 70 policiais civis. O ciclo de palestras vai reunir especialistas em perícia criminal. As inscrições foram realizadas entre os dias 21 de maio e 15 de junho. A primeira etapa das inscrições foi exclusivamente destinada aos servidores que trabalham na Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). Entre os dias 28 de maio e 15 de junho foi a vez dos demais policiais civis e o público externo fazerem suas inscrições. Foram oferecidas 600 vagas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br