Governo do Estado do Espírito Santo
19/08/2011 13h33 - Atualizado em 23/01/2017 17h36

Polícia civil entrega 80 novos computadores para área técnico científica

A Polícia Civil do Espírito Santo adquiriu 80 novos computadores que serão entregues na próxima semana aos Departamentos Médico Legal (DML), de Identificação e Criminal. A aquisição é fruto do planejamento estratégico de reestruturação das unidades policiais do Estado. De acordo com o chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, esses equipamentos fazem parte de um total de 600 novos computadores que chegaram à Instituição no final do mês de julho, somando um investimento de mais de R$ 1,5 milhão. Ele destacou ainda que os investimentos em equipamentos e infraestrutura vão ajudar no trabalho de prevenção da criminalidade, de acordo com a proposta do Programa Estado Presente, do Governo do Estado, que trabalha ações integradas na política de redução da violência.

“Unidades do interior recém inauguradas, como a Delegacia de Pinheiros e Conceição da Barra e o DPJ de Guarapari, já foram contempladas, e à medida que os computadores forem devidamente configurados para o trabalho da Polícia Judiciária, outras unidades também receberão os equipamentos”.

Os computadores possuem configuração atualizada e placa de wireless para internet sem fio. “Os policiais vão trabalhar com um equipamento atualizado e moderno, otimizando a rotina do trabalho, que muitas vezes necessita do auxílio da internet e outras tecnologias”, disse o delegado Paulo César Ferreira, responsável pelo Departamento de Administração Geral (Dage).

A distribuição desses computadores visa dar continuidade ao planejamento de reestruturação de toda a área de informática da Polícia Civil. “Inicialmente atenderemos a solicitação dos departamentos técnicos científicos e depois contemplaremos também os postos de identificação e outros setores da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), não só na Grande Vitória, mas também no interior do Estado” destacou o chefe da Polícia.

Estado Presente

O Programa Estado Presente é a ação do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

Os 30 aglomerados foram identificados a partir do cruzamento de dados de vulnerabilidade social e de informações de crimes letais intencionais, registrados nos últimos anos no Espírito Santo.

Para atingir a meta de reduzir cada vez mais o número de homicídios no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) terá atribuições de elevada importância dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O orçamento destinado à Sesp para 2011 será utilizado para a aquisição de novos materiais, tecnologias e equipamentos de segurança pública; para obras de construção e modernização das instalações físicas das Polícias Militar e Civil; para a renovação da frota que atende ao aparato de segurança pública do Estado; para a construção e instalação do Ciodes Norte; para obras de construção, ampliação e reforma das delegacias de Polícia Civil; para a compra de novos e modernos armamentos e munições para as polícias Militar e Civil; e para a aquisição de equipamentos de ponta para a segurança individual dos policiais.

A Sesp também aumentará os contingentes das polícias Civil e Militar, por meio de concurso público, o que permitirá reforçar e ampliar as ações que vêm sendo realizadas principalmente no que diz respeito à investigação e à repressão aos crimes. Na PM, mais de 600 novos soldados estão em fase de treinamento para ingressar na corporação e outros 1.000 policiais serão contratados por meio de concurso previsto ainda para o ano de 2011.

Na Polícia Civil, com a transferência de detentos das delegacias para os presídios e Centros de Detenção Provisória (CDPs), os policiais que antes ficavam ocupados com a custódia e a guarda dos presos desde o fim do ano passado agora podem realizar diligências e fortalecer o trabalho de apuração dos crimes. Além disso, 192 novos policiais serão contratados por meio de concurso público (já em andamento) para reforçar os quadros da instituição.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães e Silvana Sarmento
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
silvana.costa@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard