A Polícia Civil recebeu, nesta terça-feira (25), novas armas para renovar o armamento de toda a corporação. São 200 pistolas de calibre .40 que começarão a ser distribuídas logo após serem registradas pela Polícia Federal.
Esse é o primeiro lote de um total de 750 pistolas adquiridas com recursos da Polícia Civil. De acordo com o chefe de Polícia, Joel Lyrio, a previsão para a entrega das outras 550 pistolas é na segunda semana de outubro juntamente com as sub-metralhadoras calibre .30.
Segundo Joel Lyrio, as novas armas irão renovar o armamento utilizado pelos policiais. “Vamos substituir os revólveres e as pistolas calibre 380 por essas novas pistolas. No entanto, temos que aguardar o registro das mesmas pela Polícia Federal que está com as suas atividades paralisadas”, esclareceu o chefe de Polícia. A distribuição será feita pela Delegacia de Armas e Munições (Dame).
Para manusear as armas longas, sub-metralhadoras calibre .30 e também a MT .40, a Academia de Polícia (Acadepol) irá oferecer um curso que ensinará os policiais a usar as armas com eficiência e segurança.
Dois mil novos coletes balísticos
Em julho, a Polícia Civil recebeu dois mil novos coletes balísticos que foram distribuídos entre os policiais de todas as delegacias do Estado. A compra foi necessária para atender a entrada dos novos policiais civis. Inicialmente foram adquiridos coletes modelos masculinos nos tamanhos P, M, G e GG. Os coletes femininos ainda estão em fase de licitação.
Programa Estado Presente
Os novos coletes e as novas armas fazem parte da reestruturação da Polícia Civil contemplada pelo programa de Governo “Estado Presente”, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo. O investimento na infraestrutura e na tecnologia para o policial trabalhar é um dos pilares do programa. Neste ano, foram investidos 20 milhões para equipar a polícia técnico-científica e, em 2011, foram investidos 70 milhões nas polícias.
O programa atua em 20 regiões consideradas mais críticas no Estado. Elas recebem mais atenção do Governo com ações das diversas secretarias como social, saúde e segurança. Um outro pilar é a recomposição do efetivo.
Para o governador Renato Casagrande o programa Estado Presente é ousado. “O Estado Presente trabalha a proteção social. O programa prevê o investimento na reestrutura das polícias, em tecnologia e também a recomposição do efetivo policial”, informou.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br