Governo do Estado do Espírito Santo
13/07/2015 14h38 - Atualizado em 11/06/2019 21h57

Polícia Civil homenageia policiais que se destacaram em suas atividades

solenidade 001solenidade 001 Quarenta e seis policiais civis foram homenageados na noite dessa quinta-feira (09) durante o evento que marcou o encerramento das comemorações do Dia do Policial Civil. A solenidade foi realizada no auditório do Tribunal de Contas (TCE-ES), na Enseada do Suá, em Vitória.

 

Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia, a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Domingos Augusto Taufner, além dos membros do Conselho da Polícia Civil e os policiais homenageados.

 

Na ocasião, 19 policiais civis que comemoram 30, 20 e 10 anos de efetivos serviços à instituição receberam medalhas e diplomas. Ao todo, cinco policiais receberam a medalha de ouro, 12 a de prata e dois a de bronze. Outros 27 policiais civis foram homenageados com medalhas de mérito e diplomas pelos relevantes serviços prestados à população.

 

solenidade 003solenidade 003

Entre os homenageados está a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, que recebeu a medalha de prata referente aos 20 anos de serviço. Durante seu discurso, ela falou sobre os bons resultados que a Polícia Civil vem apresentando.

“Para nós, este é um momento muito especial e de grande alegria. Neste ano desafiador, em que compreendemos as necessidades de ajuste fiscal e orçamentária e, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, apresentamos os melhores resultados dos últimos tempos. Registramos uma queda no número de homicídios, de furtos e roubos de veículos e de violência doméstica. Apresentamos alto índice de resolutividade de inquéritos policiais e aumentamos as prisões de homicidas traficantes”, destacou.

 

Gracimeri Gaviorno não deixou de mencionar os episódios de arrombamentos às delegacias. “Ao desrespeito e à ousadia da criminalidade nós respondemos com competência. A Polícia Civil mostrou sua união, sua força, sua audácia. Recuperamos quase todas as armas e prendemos onze pessoas envolvidas nesses episódios. Reafirmamos nossa dignidade e fomos honrados pela sociedade capixaba. Esses resultados são frutos de uma boa liderança, da forte integração com as demais instituições e de um trabalho planejado e orientado para o resultado”, afirmou.

solenidade 006solenidade 006

A responsável pela PC disse ainda que a Segurança Pública é complexa e é necessário o envolvimento de vários atores, já que apenas a atividade policial é insuficiente para levar tranquilidade para a população capixaba. Por fim, destacou que a Polícia Civil está trabalhando para integrar o programa de Ocupação Social do Governo e citou os projetos sociais que a instituição dispõe como o “Homem que é homem”, o Papo de Responsa, a Internet Segura e o Coral.

 

Um dos homenageados da noite foi o investigador de polícia, Flávio Barbosa Silva Filho, que recebeu a medalha de ouro pelos seus 30 anos de serviço. Flávio, que está prestes a se aposentar, atuou por muito tempo na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e também foi motorista de rabecão. Ao longo da carreira possui algumas histórias e lições de vida para contar, mas a que ele destaca é a amizade que fez durante todos esses anos atuando na Polícia Civil. “É com muita honra e alegria que eu recebo esta medalha. Devo muito à minha família e aos amigos que conquistei durante todos esses anos”, declarou emocionado. solenidade 004solenidade 004


Entre as 27 autoridades civis que receberam o diploma “Amigo da Polícia”, está o presidente do grupo Pio XII, Cristiano Villaschi. “Fiquei muito lisonjeado com a homenagem, pois educação e segurança estão intimamente ligadas. Quando e educação vai bem a segurança também vai”, avaliou.

 

Os nomes das autoridades civis homenageadas foram escolhidos pela chefe de Polícia em conjunto com os superintendentes e aprovados pelos representantes do Conselho de Polícia. Entre os homenageados também estava o deputado Josias da Vitória.

 

solenidade 007solenidade 007 A apresentação do hino nacional e da Polícia Civil feita pelo Coral “Domingos Martins” da Polícia Civil emocionou os presentes. A solenidade marcou o encerramento do ciclo em comemoração ao Dia do Policial Civil, celebrado no mês de junho, e que neste ano teve uma Mostra de Arte e o Fórum de Planejamento Estratégico da Polícia Civil.

 

Dia do Policial Civil

No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado em 12 de junho, conforme previsto no artigo 253 da Lei estadual 3.400 de 17 de janeiro de 1981. Em outros Estados, a data é comemorada em datas distintas.


A data é uma referência à morte do capixaba Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana que foi fuzilado no dia 12 de Junho de 1817, no Estado da Bahia. Domingos Martins é o patrono da Polícia Civil do Espírito Santo.


O Decreto 3.031-N, de 07.08.1990 regulamenta a concessão das medalhas do Mérito Policial e do Serviço Policial. 




Confira a lista dos homenageados


Medalha 10 anos


João Fernandes de Souza Jr. e Rossana C. Gonçalves Suzano.


Medalha 20 anos


Deise R. Santos Oliveira; Everaldo Campos Ribeiro; Gracimeri C. Gaviorno; Jacimara Silva de Mello; Jesse James Nascimento; João Fernandes de Souza Jr; Kleber Fortes da Silva; Luzia Gorete Hackbart Nunes; Marcia Oliveira Seabra Mello; Martha Cruz Sperandio; Nadia Machado A. Ferreira e Rogerio Cecilio F. Botelho.


Medalha 30 anos


Flavio Barbosa Silva Filho; Marcelo Ourique Silva; Noeme Tavares Pereira; Maria Luzia Maia e Pedro Furtado Filho.


Mérito Policial


Delegados de polícia: Alexandre Del Santo Falcão ; Artur F. Guimarães Costa;Edilma Luzia B. De Oliveira; Eduardo Carvalho Khaddour; Gabriel Duarte Monteiro; Juliano Batista Fernandes; Leonardo Aksacki Malacarne; Natalia Tenorio Sampaio; Peterson Gimenis dos Santos; Ricardo Almeida Soares; Rodrigo Augusto Sandi Mori; Sandro de Oliveira Zanon; Tarcisio Otoni Perusia e Walter Emilino Barcelos.
Investigadores: Andreia S. Pontes Astolpho ; João Geraldo Correa e Mara Regina Mota Rizzi.
Agentes de polícia: Edneia Alvarenga; Jomar S. Rita de J. De Assis; Jorge Morgado Neto; Mariana Fraga Ferreira; Roger Gonzaga Pachito e Valeska Alexandra Pagani.
Auxiliar de perícia médica legal: Daniella De S. Figueiredo.
Escrivã de Polícia: Mariah Santos Santa’anna.
Médica legista Martha Cruz Sperandio.
Perito bioquímico toxicologista: Fabricio Souza Pelicão.

Amigos da Polícia


Adezildo Leite Monciozo; Antonio Carlos Avanza Junior; Carlos Eduardo De Souza; Cristiano Villaschi Chibib; Daniel Mendes; Derli Baiense Moreira; Filippi Almeida; Genival Severino Da Silva; Glacieri Carraretto Pereira; Guilherme Miranda Ribeiro; Helio Luiz Longue Caldonho; Irineu Firmino Do Santo; Jose Cordeiro Neto; Jose Reinaldo Fim Camporez; Josias Mario da Vitoria; Leonardo Deptulski; Lidson Fausto Da Silva; Luiz Henrique Miguel Pavan; Marcos Antonio Ferreira Luiz; Maria Auxiliadora F. Machado; Matheus Oggioni Beninca; Maximiano Feitosa da Mata; Paulo Roberto Ferreira; Rafael Augusto Cazate; Renata Coutinho Dos Santos; Renata Sarlo e Sebastião Edes Carari.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Marcela Lucci (27) 99846-1111
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard