18/03/2015 17h26 - Atualizado em 18/06/2019 18h39

Polícia Civil participa de Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos

cira 18 03 001cira 18 03 001 Recuperar a Dívida Ativa com enfrentamento aos crimes contra a ordem tributária é o principal objetivo do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que inaugurou nova sede de trabalho nesta quarta-feira (18), no Ministério Público Estadual. Várias instituições, como a Polícia Civil, participam do Comitê.

Entre os presentes, o governador Paulo Hartung, a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, o procurador-geral do Ministério Público, Eder Pontes, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Bizzotto e demais autoridades.

Segundo a chefe de Polícia, a participação da Polícia Civil no Cira será por meio da Delegacia de Crimes Fazendários cuja atribuição é combater os crimes contra a ordem tributária e econômica, contra as relações de consumo e reprimir a sonegação fiscal. "A Polícia Civil vai planejar de forma integrada as investigações e operações para acelerar os procedimentos criminais e inquéritos e, dessa forma, viabilizar e oficializar as ações”, afirmou.

Compareceram ao evento o corregedor geral da Polícia Civil, delegado João Calmon, os superintendentes de Polícia Regional Metropolitana e da Regional Sul, delegados Cláudio Victor e Paulo Rogério, respectivamente, bem como o titular da Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo), delegado Josemar Sperandio e da Superintendência de Tecnologia de Informação e Comunicação (Sutic), delegado Joel Lyrio.

Cira
Criado no ano passado, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) é composto por integrantes do MPES, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Polícia Civil, representada pelo superintendente de Polícia Especializada, delegado José Darcy Arruda, e pelo chefe da Divisão de Crimes contra a Fazenda, delegado Hélio Moreira.

Delegacia de Crimes Fazendários
Considerada uma das pioneiras no Brasil, a Divisão de Crimes contra a Fazenda, da qual a Delegacia de Crimes Fazendários faz parte, foi criada em 1996.

Trabalha integrada com a Secretaria de Estado da Fazenda por meio de encaminhamento de auto de infração lavrado e também com outros órgãos como o Procon Estadual e o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem).

Fernanda Pontes

Marcela Lucci (27) 99846-1111