09/10/2014 17h51 - Atualizado em 21/06/2019 18h14

Polícia Civil prende mais dois suspeitos de participar da morte de procurador de Conceição da Barra

Policiais da 16ª Delegacia Regional em Linhares prenderam, na manhã dessa quarta-feira (08), mais dois suspeitos de envolvimento no homicídio do procurador da Câmara Municipal de Conceição da Barra, Marcelo Vaccari Quartezani. O crime ocorreu no dia 24 de julho deste ano, em Jataipeba, Linhares.

S. B. e J. C. C. L. foram detidos em Conceição da Barra. Segundo o titular da Regional, delegado Walter Emilino, J. C. C. L. foi o responsável por contratar J.L.V.F. , 24 anos, para entrar na casa do procurador e roubar uma pasta que continha diversos cheques no valor de aproximadamente R$ 100 mil. “Os dois determinaram que o Marcelo deveria ser retirado de casa e consequentemente eliminado para assegurar o roubo”, disse o delegado.

O delegado explicou que Marcelo era parceiro de S. B. na prática da agiotagem e que o suspeito seria o maior beneficiado caso ficasse com os cheques. “Com a morte do procurador, as pessoas deveriam fazer a ele o pagamentos dos cheques, sem que tivesse que repassar a Marcelo os valores devidos, obtendo o lucro total”, ressaltou Walter Emilino.

De acordo com as investigações, a bolsa onde estava o dinheiro e que foi roubada por J.L.V.F., que é primo da vítima e foi preso no mês passado, deveria ser entregue a J. C. C. L.

Durante o depoimento de S. B. e J. C. C. L., ambos negaram o crime e disseram não ter nenhum contato com J.L.V.F. “O cruzamento das linhas telefônicas e os diálogos gravados comprovam que o primo da vítima e o responsável por sua contratação mantiveram contato antes, durante e depois do Crime, demostrando a forte ligação entre os dois”, concluiu o delegado.

Outros suspeitos envolvidos no crime já estão detidos

No mês de setembro, policiais civis da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares em conjunto com a equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Sooretama prenderam, os outros três suspeitos do homicídio do procurador da Câmara Municipal de Conceição da Barra, Marcelo Vaccari Quartezani.

Segundo informações do titular da DCCV, delegado Fabrício Lucindo, entre os detidos está o primo da vítima identificado como J.L.V.F., 24 anos, apontado como o responsável por planejar o crime. “Ele sabia que a vítima guardava objetos de valor e dinheiro em casa”, disse Lucindo.

O delegado explicou que, no dia do crime, J.L.V.F. juntamente com um comparsa identificado como G.T.A., 24 anos, foram até a residência do procurador, localizada em Conceição da Barra, pularam o muro e esperaram a chegada dele. “Quando o Marcelo entrou em casa, foi rendido, amarrado com uma corda de varal, colocado dentro do porta- malas do próprio veículo e levado para a estrada de Jataipeba, em Linhares, onde foi morto com dois tiros na cabeça disparados pelo próprio primo. Esse crime chocou a cidade”, contou o titular da DCCV.

Segundo o delegado, o corpo da vítima foi encontrado no sábado (26), dois dias após o crime. Ele revelou que as investigações apontaram para a participação de um terceiro suspeito no crime. T.A.M., 38 anos, é suspeito de emprestar o revólver calibre 38 utilizado no homicídio. “O primo da vítima pediu o revólver emprestado e garantiu que em troca, o dono da arma ficaria com uma parte do dinheiro roubado na casa do Marcelo”, disse o delegado.

Além de emprestar o revólver, o delegado informou que T.A.M. também foi o responsável por levar a gasolina para os outros comparsas incendiarem o veículo da vítima. Fabricio Lucindo relatou que após o homicídio, G.T.A. dirigiu o carro do procurador até a estrada deserta de Humaitá e foi seguido por T.A.M., que conduzia seu carro particular. “No local, eles colocaram fogo no veículo do Marcelo e fugiram no carro de um dos suspeitos. De volta a Linhares, os três partilharam o dinheiro e os objetos pessoais do procurador”, afirmou.

Na casa de J.L.V.F. foram apreendidos um tênis e dois relógios que pertenciam à vítima. Já na residência de T.A.M., no distrito de Povoação em Linhares, os policiais encontraram dois rifles calibre 22, uma escopeta calibre 12 dois canos e munições.

Em depoimento, G.T.A. e T.A.M. confessaram a participação no crime. Já o primo da vítima alegou não ter envolvimento no homicídio. “ O autor dos disparos nega a participação no crime, apesar de todas as provas contundentes e da confissão de seus comparsas”, disse o responsável pelo caso.

Todos foram encaminhados ao Presídio Regional de Linhares (PRL), onde permanecem à disposição da Justiça.

Fernanda Pontes

Lisandra Melo (27) 99862-4006