Na tarde desta sexta-feira (15), policiais civis prenderam a jovem T. S. H. X., 21 anos, suspeita de ter abandonado a avó trancada dentro de casa para viajar no feriado de Carnaval.
Durante quatro dias, a aposentada Judith Hosken, 79 anos, permaneceu presa dentro da própria casa no Bairro Cobilândia, em Vila Velha. Segundo o superintendente de Polícia do Interior (SPI), delegado Danilo Bahiense, a neta e a sua amiga J. S. A., 18 anos, se apresentaram na delegacia, acompanhadas de um advogado, para prestar depoimento quando foram presas. “As prisões delas foram decretadas na tarde de hoje e após ouvi-las cumprimos os mandados” acrescentou o delegado.
Ele disse que as investigações do crime começaram na quarta-feira (13), mesmo dia que a idosa foi libertada. “ Desde então estamos investigando o crime e para evitar que atrapalhasse as investigações não podíamos divulgar detalhes. A vítima e as testemunhas começaram a ser ouvidas no mesmo dia” esclareceu Danilo Bahiense.
O superintendente informou que o taxista que levou as duas para buscar roupas e mantimentos, na noite de quarta-feira (13), foi identificado e, a partir disso, os policiais descobriram que as duas estavam escondidas em uma casa no Bairro Campo Grande, em Cariacica, mesmo local onde permaneceram durante o carnaval.
Durante os depoimentos, a neta e a sua amiga negaram as agressões à idosa porém, confirmaram que deixaram a aposentada trancadas em casa porque ficaram com medo dela cair na rua e se machucar.
Com relação à aposentadoria recebida pela vítima, as duas disseram que a própria aposentada pediu que elas recebessem a quantia de R$ 500 para ela. No entanto, o cartão do benefício foi encontrado com a mãe de J.
Inicialmente as duas serão indiciadas pelos crimes de cárcere privado, abandono material , maus tratos e apropriação indébita. O delegado informa ainda que depende de alguns laudos periciais, como fotográfico e exame de saúde da aposentada para concluir o inquérito. A neta foi encaminhada para o presídio feminino de Tucum juntamente com J. onde ficaram presas por cinco dias, podendo ser prorrogadas por igual período.
O caso
Durante quatro dias, a aposentada Judith Hosken, 79 anos, permaneceu trancada dentro da própria casa no Bairro Cobilândia, em Vila Velha. Ela foi libertada nessa quarta-feira (13) após um vizinho desconfiar da ausência da idosa e acionar a polícia. Após ser socorrida por policiais militares, a idosa foi atendida em um hospital do município e em seguida encaminhada para um abrigo.
De acordo com um dos policiais militares que atenderam a ocorrência, na casa não havia comida e o local estava sujo, com cheiro forte. A idosa contou que precisou gritar por ajuda do portão de casa para que alguém pudesse socorrê-la.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006