Governo do Estado do Espírito Santo
30/10/2013 17h53 - Atualizado em 13/04/2018 16h41

Polícia Civil prende suspeitos de participarem de esquema que fraudou mais de R$ 60 mil

Equipes do Distrito Policial (DP) de Goiabeiras prenderam nesta quarta-feira (30), três funcionários de uma empresa prestadora de serviços de telemarketing em Vitória, que fraudavam formulários e indicavam falsos clientes para ganhar comissão da empresa.

Os mandados de prisão preventiva dos três ex-funcionários da empresa, identificados como S.Q.L., de 20 anos, C.O.G., de 21 anos e M.F.P., de 22 anos foram cumpridos na Grande Vitória. Segundo o titular do DP, delegado Márcio Lucas Oliveira, os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão e diversos documentos que sustentam as acusações foram apreendidos.

O delegado informou que as investigações começaram há mais de 30 dias e estima-se que o esquema tenha causado prejuízo de mais de R$ 60 mil de março até setembro. “Começamos a investigar devido ao grande fluxo de vendas canceladas, pois no ato de instalação não era possível encontrar a localização do suposto cliente”, contou o delegado.

O responsável pelas prisões informou que a partir daí foram feitas diversas apurações com suspeitas de fraudes, sendo identificadas algumas irregularidades em vendas realizadas pelos suspeitos. “Na empresa terceirizada, o telemarketing capta clientes e repassa um formulário preenchido para a confirmação da venda num setor de BackOffice, que as conclui e transmite essas informações para a empresa providenciar a instalação”, declarou Márcio Lucas.

O delegado explicou que os ex-funcionários, que recebiam seus salários também por meio de sistema de comissão, começaram a montar formulários com dados pessoais, telefones e endereços de terceiros e confirmavam a venda por meio do sistema. “Na instalação, a empresa não conseguia contato com o suposto cliente, gerando suspeita de fraude. Com a venda cancelada, a empresa não recebia o valor devido pela negociação, mas as comissões já tinham sido pagas aos servidores do telemarketing”, afirmou.

Os suspeitos poderão ser indiciados por crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsa identidade e associação criminosa.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 9862-4006
Edimara Garbelotto
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard