09/03/2012 14h54 - Atualizado em 23/01/2017 18h43

Polícia Civil prende traficante mais perigoso do Estado

Na tarde desta sexta-feira (09), a Polícia Civil apresentou o maior traficante de drogas do Espírito Santo. F.V., 28 anos, era um dos principais fornecedores de drogas do Estado e estava sendo procurado desde 2010. A prisão foi feita pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Deten).

“Estávamos monitorando o acusado por meio do serviço de inteligência da Polícia Civil e na última segunda-feira (05) conseguimos prendê-lo no estado do Paraná com apoio da Polícia Federal”, informou o delegado titular da Deten, Diego Yamashita.

Para o Chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, a prisão do traficante desarticula uma grande quadrilha no Espírito Santo. “A prisão de grandes traficantes possibilita a redução do tráfico no Estado” declarou.

O acusado era chefe de uma quadrilha composta por 17 pessoas sendo 13 delas já presas. Ao longo das investigações foram apreendidos mais de 100 quilos de pasta base de cocaína, oito veículos, R$160.000,00 em dinheiro, além de onze armas de fogo, sendo três delas armas de uso restrito às Forças Armadas. Por mês, F. enviava ao Estado quase 50 quilos de pasta base de cocaína, além de armas. A atuação do acusado era em Jacaraípe, na Serra.

Prisão

F.V. foi preso por policiais federais na cidade de Guaíra, no Paraná.  No momento da prisão, ele apresentou documento de identidade falso.

Em 2009, F. fugiu do Presídio de Novo Horizonte e de acordo com o delegado ele estava escondido no Paraguai, onde comprou uma fazenda.  “Ele estava morando na cidade de Salto de Guaíra, no Paraguai, e só vinha para o Brasil esporadicamente e quando vinha, ficava na cidade de Guaíra, no Paraná” informou.

Ainda de acordo com o delegado, F. estava expandindo seus negócios para o estado de Minas Gerais. “No Paraguai, ele comprava a droga direto dos fornecedores e pagava um valor menor. Essa droga era distribuída em todo o Espirito Santo para outros traficantes menores. Há informações que ele já estava atuando em algumas cidades mineiras” disse.

F. é um dos acusados de ter participado do homicídio de Valdete de Jesus, conhecido como “Betinho”, um dos seus maiores concorrentes e que também estava foragido no Paraguai. Além desse crime, F. responde na justiça por tráfico de drogas, associação ao tráfico, homicídio, roubo, formação de quadrilha e uso de documento falso.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes