Nesta terça-feira (02), policiais da Delegacia de Polícia (DP) de Domingos Martins prenderam o sexto e último suspeito de participar do linchamento do lanterneiro Gilmarcan Augusto Vieira Teixeira, 25 anos, acusado de abusar sexualmente e matar Kevilin Souza, 10 anos, em Vargem Alta.
L. D. S., 36 anos, foi preso em um veículo que trafegava na rodovia que liga os municípios de Venda Nova do Imigrante a Conceição do Castelo. L. é suspeito de capturar e amarrar Gilmarcan e estava foragido desde o crime.
“A divulgação das fotos dos suspeitos na mídia permitiu que eles fossem reconhecidos. A partir disso, recebemos denúncias anônimas que aliadas às investigações possibilitou a prisão do suspeito e de todos os outros que participaram do crime, finalizando o caso”, contou o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Vargem Alta e responsável pelas investigações, delegado José Rafael Machado.
Ainda segundo o delegado, L. cometeu vários furtos na Região Serrana do Estado e já tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por furto. Ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim, onde responderá na Justiça por furto qualificado e tortura qualificada.
O caso
Na noite do dia 28 de maio, o corpo de Kevilin foi encontrado nos fundos de uma oficina mecânica, onde Gilmarcan trabalhava como lanterneiro. Após a menina ter sido encontrada pelo proprietário do local, o suspeito fugiu para um matagal, passando a ser considerado o principal suspeito de ter cometido o crime contra a criança.
Gilmarcan foi localizado por populares no dia seguinte ao crime e foi perseguido, torturado e espancado por várias pessoas até falecer.
O laudo do exame de DNA feito na menina Kevilin, morta após ser abusada sexualmente, foi publicada na última quinta-feira (27). O laudo pericial confirmou o lanterneiro Gilmarcan Augusto Vieira Teixeira, 25 anos, como autor do crime.
Cinco pessoas que participaram diretamente do linchamento do lanterneiro estão presas temporariamente entre elas J.A.L., 36 anos, pai da menina. Além dele, também estão detidos E.V.B., 33 anos; E.J.R., 32 anos; D.S.D., 53 anos e T.M.A., 55 anos. O delegado José Rafael informou que solicitou a prisão preventiva dos cinco homens e todos serão indiciados pelo crime de homicídio qualificado.
Outras cinco pessoas identificados como R.R.F., 21 anos; R.A.S., 48 anos; A.B.S., 21 anos; C.V.S., 25 anos e R.B., 23 anos, também participaram da morte de Gilmarcan. Eles foram ouvidos na delegacia e foram indiciados por apologia ao crime, já que tiveram participação menor no homicídio de Gilmarcan.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Dalila Travaglia (27) 9607-2978
Lisandra Melo (27) 9862-4006
comunicapces@gmail.com