Governo do Estado do Espírito Santo
26/07/2012 17h29 - Atualizado em 23/01/2017 19h37

Polícia Civil promove policiais e convoca aprovados em concurso

Os investimentos do Governo do Espírito Santo em Segurança Pública continuam, e desta vez, a Polícia Civil terá reforço de mais 91 investigadores. Além disso, foram promovidos 150 policiais civis de acordo com o quadro organizacional da instituição.


A convocação dos 91 policiais investigadores, aprovados no concurso público de 1993, foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos. A partir desta data, eles têm prazo de cinco dias úteis para apresentar, na Seger, cópias dos documentos pessoais e atualizarem as informações para a investigação social.

 

Dentre os policiais promovidos, estão 45 investigadores de polícia, que mudaram de categoria dentro do quadro organizacional da Polícia Civil. Eles passaram de segunda categoria para terceira, sendo 21 por merecimento e 24 por antiguidade.
Outros 105 policiais civis, entre eles delegados, escrivães, peritos, investigadores e auxiliares de perícia médica legal, também foram promovidos. Eles adquiriram a estabilidade após serem aprovados em concurso público e cumprirem o estágio probatório, de três anos.  Durante esse período, os policiais foram avaliados pelos seus superiores imediatos a cada três meses, a fim de adquirir a estabilidade.
Para o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, as progressões e as promoções fazem parte do processo de reestruturação e valorização da carreira do policial civil.  “Todas essas promoções fazem parte do processo de atualização inicializado no ano passado e que já promoveu médicos legistas, delegados e peritos. Pretendemos fazer com que essas promoções, que ficaram paradas por anos”, pontuou.

Posse simbólica

Nessa quarta-feira (25), a Polícia Civil promoveu a solenidade simbólica de posse dos 290 novos policiais civis. O evento foi realizado no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Segurança e Defesa Social, Henrique Herkenhoff e do chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio e de outras autoridades. A solenidade faz parte da grade curricular do curso de formação dos novos delegados de polícia, dos escrivães, dos peritos criminais e  papiloscópicos, dos médicos legistas e auxiliares de perícia médica.

Outras promoções
Em 2012, outros 52 policiais civis foram beneficiados com promoções. Em maio foi publicado no Diário Oficial a promoção de 25 escrivães de polícia. Todos os contemplados estavam na primeira categoria e, a partir da promoção, passaram a integrar a segunda. Do total, doze escrivães foram promovidos por merecimento e os outros por antiguidade. 
Em fevereiro, outros 27 policiais civis foram promovidos. Entre eles estão 12 delegados, 14 escrivães e um perito. Todos os delegados foram promovidos da categoria de Delegados de Polícia Substituto para Delegados de Polícia de primeira categoria, sendo seis por merecimento e os outros por antiguidade. Os escrivães promovidos passaram da segunda categoria para terceira, sendo cinco por merecimento e nove por antiguidade. O perito bioquímico toxicologista passou de Acesso Aspirante para primeira categoria por antiguidade.

Progressões
Em maio, a Polícia Civil concedeu a progressão funcional a 365 policiais civis, sendo 207 investigadores, 58 agentes de polícia, 37 peritos, 24 escrivães, 20 delegados, 18 médicos legistas e um auxiliar de perícia médica.
As progressões ocorrem horizontalmente na tabela de subsídios para cada cargo. A cada três anos de serviço, os policiais vão para a coluna seguinte referente aos anos de trabalho prestados à instituição. A cada evolução eles também recebem aumento no subsídio.
De acordo com o chefe de Polícia, Joel Lyrio, o sistema de progressão foi uma reivindicação dos policiais “O sistema pelo qual os eles lutavam foi totalmente implementado e atendido plenamente agora”, ressaltou o chefe. 
Em junho do ano passado, 39 policiais civis também foram beneficiados com a progressão funcional, contemplando seis delegados, três escrivães, um agente e 29 investigadores.

 

Arquivo com a relação dos policiais beneficiados

Lista 1 - Lista 2 - Lista 3

 



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard