26/06/2012 11h55 - Atualizado em 23/01/2017 19h21

Polícia Civil queima mais de uma tonelada de drogas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Deten) e demais delegacias, queimou na manhã nesta terça-feira (26), 1,1 tonelada de drogas. O montante é resultado de apreensões feitas pelos policiais no Espírito Santo. Foram queimados 700 kg de maconha, 200 kg de crack e 200 kg de cocaína. A ação faz parte da programação da Semana Estadual de Combate às Drogas, promovida pelo Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad).

Antes da incineração, realizada na Siderúrgica ArcelorMittal, houve o ato simbólico de queima de materiais na sede da Polícia Federal. Também foi destruída 1,7 tonelada de drogas apreendidas da Polícia Federal, somando aproximadamente três toneladas de entorpecentes.

De acordo com o delegado titular da Deten, Diego Yamashita, esse é o resultado do trabalho das polícias. “Ver o fim da droga é muito satisfatório. Nosso objetivo é apreender esses entorpecentes e prender os fornecedores”, declarou.

Satisfeito com a queima de um montante tão grande de drogas, o superintendente da Polícia Federal, delegado Erivelton Leão de Oliveira enfatizou a efetiva ação dos policiais. “Esse volume é mais elevado que a média de apreensão. Devemos isso ao trabalho incisivo das polícias”, disse.

Além da incineração, palestras e marcha contra as drogas marcaram a programação.

Semana Estadual de Combate às Drogas

O Governo do Espírito Santo por meio do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad) e da Coordenação Estadual sobre Drogas (Cesd), em consonância com as diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, realiza a Semana Estadual sobre Drogas no período de 18 a 26 de junho de 2012.

A Semana Estadual sobre Drogas é realizada desde 2001. São promovidos eventos relacionados às ações desenvolvidas que visam debater a temática drogas em todo o Estado e Municípios, nas áreas da educação, saúde, trabalho, reinserção social, redução de danos, enfrentamento ao tráfico de drogas e à violência social dele decorrente.

Os eventos realizados durante esta semana contam com a parceria das organizações governamentais, não-governamentais, empresas privadas e instituições da sociedade civil. O objetivo é alcançar os cidadãos capixabas e estimular a população, os setores governamentais e não governamentais, bem como dar visibilidade às ações desenvolvidas nas diversas áreas: cultural, esportiva, recreativa, saúde, educação, direitos humanos, justiça e cidadania, assistência, desenvolvimento social e tecnológico.

Palestra

Dando continuidade à programação da Semana Estadual Sobre Drogas, foi realizado na sexta-feira (22), um clico de debates com o tema “Crack e outras drogas: um novo desafio”. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre pesquisadores, professores, profissionais de saúde e estudantes no Auditório Manoel Vereza (CCJE), no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Ação Integrada Pela Cidadania

No sábado (23), em Jardim Botânico, Cariacica, ocorreu a 18º Ação Integrada Pela Cidadania. O evento foi realizado das 9 às 15 horas, na Rua Baixo Gandu, ao lado da Unidade de Saúde. O evento também fez parte da Semana Estadual Sobre Drogas. Atendimento médico, orientação jurídica, emissão de documentos e corte de cabelo, foram alguns dos serviços oferecidos à comunidade.

Marcha contra o crack

Centenas de pessoas participaram da "Marcha de enfrentamento ao crack e outras drogas" na manhã de domingo (24), em Vila Velha. Os participantes caminharam, aproximadamente, quatro quilômetros, com partida da Praia de Itapuã e chegada na Curva da Sereia, na Praia da Costa. O evento também faz parte da programação da Semana Estadual de Combate às Drogas, promovida pelo Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad).

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes