A Polícia Civil realiza, nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), o primeiro curso de treinamento de policiais para o correto emprego da pistola Taser M-26, não letal, que emite impulsos elétricos e paralisam o suspeito. O curso foi desenvolvido pela Academia de Polícia dentro da perspectiva de preservação da vida.
De acordo com o delegado Guilherme Daré, responsável pela Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (Dame), serão 60 policiais civis que receberão conhecimentos técnicos e específicos, possibilitando conhecer a forma mais adequada e segura para utilização dessas pistolas.
“Essas pistolas emitem impulsos elétricos na forma de ondas que agem diretamente sobre o sistema nervoso. Elas são capazes de paralisar e derrubar um suspeito até que o policial consiga imobilizá-lo e atingem uma distância de até 10,5 metros”, acrescentou o delegado Daré.
Durante o curso, o instrutor irá estimular a capacidade de concentração, ação e reação, raciocínio rápido, controle de estresse psicológico, trabalho em equipe e domínio das técnicas operacionais na utilização das pistolas elétricas.
Segundo delegada Fabiana Maioral, diretora da Acadepol, no início do curso, os policiais receberão um manual de instrução sobre o correto manuseio do armamento e no final, um certificado pela participação.
Foram convocados para o curso alguns policiais civis lotados na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Superintendência de Polícia Prisional (SPP), Polinter, Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (Dame), Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim, Delegacia de Polícia (DP) de Nova Venécia e Afonso Cláudio. O curso será realizado na Academia de Polícia (Acadepol), localizada na Avenida Vitória, no bairro Ilha Monte Belo, em Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães e Silvana Sarmento
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
silvana.costa@pc.es.gov.br