Na manhã desta terça-feira (10), policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Castelo, em conjunto com os militares do Batalhão de Polícia Ambiental, prenderam dois homens durante uma operação para cumprimento de mandados de busca e apreensão. A ação tinha o objetivo de apurar denúncias de caça ilegal de animais silvestres. Duas armas foram apreendidas na ação.
De acordo com o delegado Robson Lima, a execução dos mandados ocorreu nas residências dos detidos. A.M.F, 64 anos, e L.M.F., 33 anos, pai e filho. Em uma das residências da família foram apreendidos um revolver calibre 22; 25 munições calibre 22; uma espingarda sem numeração, marca e calibre; 14 cartuchos de arma longa deflagrados de diversos calibres; 01 cartucho calibre 36 intacto; cinco pássaros da espécie trinca ferro; um pássaro da espécie coleiro fêmea; um pássaro da espécie maracanã; 14 gaiolas, sendo uma com armadilha e dois alçapões.
Pai e filho foram conduzidos até a DP de Castelo para prestar declarações. Os dois foram autuados pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental, uma vez que mantinham pássaros da fauna silvestre em cativeiro. Os acusados foram liberados após o pagamento da fiança arbitrada pela autoridade policial.
O delegado esclareceu que a pena para quem comete estes tipos de crimes pode ser de até quatro anos de prisão. “Não daremos espaço e nem trégua para quem cometer este tipo de crime”, ressaltou o delegado.
Os pássaros apreendidos na casa dos acusados foram encaminhados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), que tomará as providências cabíveis para o retorno deles à natureza.
Delegacia de Polícia (DP) de Castelo
Telefone: (28) 3542-6194
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 – (27) 9728-8448 - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br