Governo do Estado do Espírito Santo
28/02/2014 15h52 - Atualizado em 25/06/2019 18h26

Polícia Civil realiza operação para prender criminosos no Estado

operacao geneseis 27 02operacao geneseis 27 02 Uma operação deflagrada pela Polícia Civil em todo o Espírito Santo terminou com 22 pessoas presas, sendo oito menores apreendidos. A ação aconteceu desde a madrugada desta quarta-feira (26) até à tarde desta quinta-feira (27).

A operação teve como objetivo cumprir mandados de prisão, busca e apreensão, bem como dar continuidade ao trabalho de combate à violência, que apresenta redução de 30% nos índices de homicídio nos últimos quatro anos no Estado.

Somente na Grande Vitória, nesta quinta-feira (27), mais de 130 policiais participaram da ação, que foi executada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o apoio da Polícia Militar, da Receita Federal, da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (Deten) e da Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DRCCP).

De acordo com o chefe da DHPP, delegado José Lopes, o trabalho conjunto das equipes policiais é fundamental para obter bons resultados. “Nós precisamos dessa parceria para a elucidação dos crimes e manter presença no controle da violência. A meta a ser alcançada é o aumento da segurança e a confiança da população no nosso trabalho”, conclui.

Durante a manhã, um adolescente de 16 anos foi apreendido com 135 pedras de crack, em Cidade de Deus, em Vila Velha. Já na parte da tarde, a mãe do menor foi detida, após comparecer à DHPP para buscá-lo. A mulher, de 44 anos, tinha mandado de prisão temporária em aberto por homicídio. Ela é suspeita de ter matado o jovem Allan Miliole, morto a tiros no dia 03 deste mês, na região de Terra Vermelha.


Região Norte

Na Região Norte, mais de 57 policiais participaram da mobilização. A operação denominada “Gênesis 22:08, Deus Proverá”, que contou com a participação da Polícia Militar, envolveu nove municípios e resultou na prisão de 10 suspeitos e seis menores apreendidos.

Durante a ação foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão e também de internação de adolescentes, expedidos pela Justiça, pelos crimes de tráfico de drogas, homicídios, posse ilegal de armas de fogo e furtos e roubos.

Foram apreendidos R$ 1.970 ,em dinheiro, 26 armas de fogo, 261 munições diversas, drogas (crack e maconha), um veículo, artefatos (chumbos, pólvoras e espoletas), peças diversas desmontadas de motocicletas e outros materiais.
Ente os presos está um dos criminosos em atuação mais procurados pela polícia na região de Pinheiros. O suspeito, de 27 anos, foi detido no bairro Santo Antônio mediante mandado de prisão preventiva, expedido pelo Juiz de Direito da Comarca de Pinheiros. O homem é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, homicídios, tentativas de homicídios, disparos de arma de fogo, roubos em estabelecimentos comerciais e roubos na zona rural. Ele era foragido da justiça do Estado de Minas Gerais.


O delegado Líbero Penello, chefe da Delegacia de Pinheiros, disse que a operação teve um resultado positivo. “As prisões e as apreensões só foram possíveis após um serviço de inteligência realizado em parceria entre as policias”, disse.


Região Sul


Na Região Sul, no município de Vargem Alta, a operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão. Segundo o delegado José Rafael Machado, responsável pela ação no município, as investigações apontavam que em um prédio de três andares localizado no distrito de Jaciguá, uma família utilizava o local para o tráfico de drogas. Na ocasião, foram presos em flagrante uma mulher, de 50 anos, e os dois filhos, de 17 e 18 anos.

No prédio, os policiais apreenderam 79 papelotes de cocaína, outras nove trouxas maiores também de cocaína e 27 pedras de crack. Também foram encontrados no local joias, uma TV de 19 polegadas, uma TV de 29 polegadas e um aparelho de DVD. “Os produtos possivelmente foram transacionados em troca de entorpecente”, detalhou o delegado.


Em Marataízes, no Litoral Sul, policiais efetuaram a prisão de um jovem de 20 anos. Ele foi detido em casa, na tarde dessa quarta-feira (26), como suspeito de ser o autor do homicídio de Rosiana Braz Nascimento. O crime aconteceu no último dia 19, no bairro Santa Rita II, no município.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard