Governo do Estado do Espírito Santo
01/09/2010 14h54 - Atualizado em 23/01/2017 17h11

Polícia Civil realiza solenidade para formar novos agentes de polícia

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) formou, na tarde desta quarta-feira, 22 novos agentes de polícia, durante uma cerimônia realizada no auditório Eduardo Ponzo Peres, na Chefatura de Polícia, em Vitória.

 


No evento estiveram presentes o chefe da Polícia Civil, delegado Julio Cesar Oliveira Silva, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, a corregedora-geral, delegada Neusa Glória dos Santos, o diretor da Acadepol, delegado Helio Moreira, familiares dos novos profissionais, entre outros.


Os 22 novos agentes fizeram parte da quarta turma formada este ano pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). O curso de formação, que teve início no dia 10 de junho, foi encerrado no último sábado (28).


O chefe da Polícia Civil, delegado Julio Cesar Oliveira Silva, ressaltou a importância dos novos policiais civis. “Mais uma vez nós estamos formando policiais e aumentando o número de capital humano.

Paralelamente, a instituição atravessa uma ótima fase, pois adquirimos novas viaturas e equipamentos, estamos reformando e adquirindo novas unidades em todo o Estado. Por isso, parabenizo não somente aos alunos, mas também aos familiares que hoje tem a honra de entregar seus entes a Polícia Civil”, frisou.


O secretário de Segurança Pública, André Garcia, destacou o dever dos novos agentes “Os senhores tem como principal objetivo proteger e assistir a sociedade e junto com isso, os senhores possuem os benefícios da modernidade. Desejo a todos muito equilíbrio e sensatez nesta nova fase da vida de vocês”, disse.


A capacitação teve 340 horas/aula, durante as quais foram apresentadas informações sobre: Legislação Policial, Redação Policial, Noções de Direito, Gerenciamento de Crise, Diligência, Sistema Prisional Estadual e Brasileiro, Atendimento ao Cidadão, Direitos Humanos, Mobilização e Condução de Presos, Curso de Tiro, entre outras disciplinas.


Os agentes vão exercer trabalhos de supervisão relacionados à manutenção da ordem, disciplina e segurança nas dependências das unidades policiais que abrigam presos; auxiliar, quando necessário, na localização e captura de presos foragidos; cumprir escalas de plantão; atender convocações extraordinárias; supervisionar a conservação das celas e demais dependências do estabelecimento; atender convocações feitas pelo Poder Judiciário; e demais atribuições.

Livro
Na oportunidade, a delegada Neusa Glória dos Santos, titular da Corregedoria da Polícia Civil, lançou Livro “Olhar sobre a Vida”, escrito por ela.

Concurso
Os formandos foram selecionados a partir de um concurso público para 200 agentes, realizado em janeiro de 2009, e que faz parte da Política do Governo do Estado de recomposição do efetivo da Polícia Civil. Aproximadamente 17 mil pessoas se inscreveram. Os candidatos passaram por um rigoroso processo seletivo que englobou provas objetivas, testes médico, físico e psicológico, além de investigação social.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Talyta Cavalcante e Natália Magalhães
(27) 3137-9024 - (27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
eveline.cavalcante@pc.es.gov.br
natalia.ferreira@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard