Uma operação realizada na tarde dessa quinta-feira (16) por policiais civis da Delegacia de Pinheiros e da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de São Mateus recuperou 62 sacas de café roubadas na madrugada do último dia 13, em Pinheiros. Três pessoas foram detidas.
De acordo com o titular da Depatri, delegado Marcelo da Silva Cruz, J.P.S., 39 anos, é apontado como chefe da associação criminosa. Na casa dele, localizada em Córrego Bamburral, zona rural de São Mateus, os policiais encontraram cinco sacas de café provenientes do roubo e uma espingarda calibre .36, que, segundo o delegado, foi utilizada para cometer o roubo. Ele não foi encontrado no local.
Já na propriedade de L.C.Z., 42 anos, na zona rural de São Mateus, foram encontradas 57 das sacas de café roubadas. O comparsa dele identificado como G.O., 40 anos, foi preso no bairro Vitória, também no município. “Acreditamos que ele seja o atravessador do produto roubado”, afirmou o titular da Depatri.
Dando prosseguimento a ação, os policiais também prenderam L.A., 60 anos, que confessou participação no roubo. “Ele disse que emitia as notas fiscais das sacas de café roubadas, com objetivo de legalizar a origem do produto”, informou o delegado.
Marcelo da Silva Cruz afirmou que as investigações demonstraram claramente que J.P.S. era quem comandava a associação criminosa. “Para cometer o roubo, ele contou com a ajuda do dono do caminhão baú utilizado no crime”, revelou.
O proprietário do caminhão foi identificado como C.R.F., 41 anos, e preso na última quarta-feira (15), pela equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros em São Mateus. “Após informações prestadas pelo dono, os policiais chegaram até os participantes do roubo”, informou o titular da DP, delegado Nilton Abdala Salles.
Abdala informou que essa é a segunda associação criminosa que é identificada roubando sacas de café nas propriedades do município de Pinheiros, que é um grande produtor. “Em julho deste ano prendemos, em flagrante, onze pessoas de uma quadrilha especializada nesse tipo de roubo. Ressalto que são criminosos de outros municípios e estão tendo uma resposta rápida e enérgica por parte da polícia”, revelou.
O titular da Depatri garantiu que as buscas serão intensificadas para localizar e prender outros participantes. Os detidos foram encaminhados para a 18ª Delegacia Regional de São Mateus onde foram autuados por receptação. Após prestarem esclarecimentos, todos foram liberados e responderão pelo crime em liberdade.
O crime
As 62 sacas de café foram roubadas de uma propriedade rural na localidade de Córrego do Palmeirinha, zona rural de Pinheiros na madrugada do último dia 13.
Segundo o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros, delegado Nilton Abdala Salles, sete indivíduos fortemente armados e encapuzados invadiram o local e renderam quatro pessoas, entre elas uma criança de apenas quatro anos. “A criança ficou sob a mira de uma arma de fogo durante toda a ação criminosa”, relatou o delegado.
Nilton Abdala Salles informou que os suspeitos exigiram que as vítimas dissessem a localização das sacas de pimenta do reino colhidas na propriedade, mas eles foram informados que só havia sacas de café. “Eles obrigaram as vítimas a levar a carga para um caminhão baú utilizado no roubo”, afirmou Abdala.
Em seguida, os suspeitos fugiram para São Mateus levando também uma motocicleta e diversos eletros eletrônicos da residência das vítimas.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978