Policiais civis da Academia de Polícia (Acadepol) promoveram, nesta semana, por meio do Programa Papo de Responsa Espírito Santo, encontros com cerca de 500 alunos de duas escolas da Grande Vitória. O projeto funciona em parceria com policiais civis da equipe deste programa desenvolvido no Rio de Janeiro. O bullyng, o tráfico de drogas e a banalização da violência foram abordados nos eventos.
A semana de encontros teve início na segunda-feira (02) na Academia da Polícia Civil (Acadepol), com a participação de cinco policiais civis que comandaram o Papo no Chão com 115 alunos da 8ª série da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Cidade Continental, na Serra. Na quinta-feira (05), as atividades foram com estudantes da 7° série participaram. E na tarde desta sexta-feira (06), finalizando os trabalhos da semana, ocorreu o encontro da equipe do Papo de Responsa com a família dos alunos inseridos no projeto.
O tema proposto pela instituição e discutido durante o evento foi à problemática do bullyng nas escolas e as suas consequências. “Esta etapa representa a conclusão de um processo de três ciclos realizados por policiais civis com esses alunos”, contou o diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel.
Abordando a questão do tráfico de drogas e a banalização da violência, a equipe do Papo de Responsa Espírito Santo esteve na terça-feira (03) e quinta-feira (05), no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha, outra região de vulnerabilidade social, concluindo o processo de aproximação na Escola Marista Champagnat Terra Vermelha. Aproximadamente 230 alunos das turmas do 6° ao 9° ano participaram do programa.
Já na próxima sexta-feira (12) os policiais civis do Papo de Responsa Espírito Santo irão participar de uma formação com o pioneiro e coordenador do projeto no Rio de Janeiro, Roberto Chaves, na Acadepol. O delegado ainda informa que no dia 11 de dezembro, aproximadamente 100 alunos da Escola Estadual Terra Vermelha participarão do Papo no Chão, também na Acadepol.
Papo de Responsa Espírito Santo
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Estado do Rio de Janeiro. A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Acadepol/ES, conheceu o programa e em parceria com a polícia carioca, trouxe as atividades para o Estado.
O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convidou o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado “Papo de Responsa”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda, um “Papo é um Papo”, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No terceiro momento, o ‘Papo no Chão’, os estudantes e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre ao tema proposto pela instituição. Finalizando a programação, a equipe recebe os familiares dos alunos que participaram dos eventos para uma conversa.
No período de agosto a dezembro de 2013, cinco escolas foram atendidas e, aproximadamente, 700 jovens com idade entre 12 e 17 participaram do programa. O Papo de Responsa esteve em quatro escolas de Vila Velha e uma da Serra.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com