uniformes masc01 Os novos uniformes que serão utilizados pelos policiais civis do Espírito Santo já estão prontos. São três modelos diferentes que vão contemplar todas as atividades desenvolvidas pelos servidores da Polícia Civil.
O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, destacou que o objetivo da utilização dos uniformes é contribuir para a melhor organização e identificação institucional. O chefe do Departamento de Administração Geral (Dage), delegado Paulo Cesar Ferreira, justificou a necessidade da identificação visual do policial e considerou essencial para o contato com a população e também para a padronização do atendimento.
Para regularizar a situação, a Polícia Civil junto ao Governo do Estado, publicou em dezembro de 2012, a Lei Complementar nº 657 que prevê a criação da indenização para aquisição de uniforme paga aos policiais civis no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP). Em abril do ano passado, os policiais civis começaram a receber o auxílio uniforme pago pelo Governo do Estado no valor de R$ 890,00. O chefe do Dage explicou que a quantia é paga uma vez por ano no mesmo mês que o policial civil ingressou na instituição.
“Todas as peças serão identificadas com rastreadores para evitar a perda ou o desvio do material. Os serviços de investigação não usarão o uniforme que será restrito às atividades operacionais e também ao expediente interno e atendimento à população”, ratificou Joel Lyrio. Ele afirmou ainda que a utilização dos uniformes será obrigatória e que o não cumprimento constitui irregularidade administrativa.uniformes masc 03
Na terça-feira (11) foi publicado no Diário Oficial (DIO) o aviso tornando pública a aprovação do Termo de Referência. Além disso, também foram divulgados os critérios de seleção das empresas que desejarem produzir ou vender os uniformes.
“Estamos aguardando a definição da empresa que vai confeccionar o uniforme para assim disponibilizá-lo para compra”, afirmou o chefe do Dage.
uniformes1
Composição dos Uniformes
Os uniformes serão de dois tipos: o Uniforme de Atendimento voltado para os policiais que atuam nas delegacias em expediente administrativo ou em regime de plantão, e o Uniforme Operacional Padrão que será utilizado pelos delegados, investigadores e agentes de polícia nas ações de repressão a crimes. Para as atividades em laboratório, no Departamento Médico Legal (DML) ou no local de crime será facultado o uso de peças complementares como jaleco para exercer a função.
O Uniforme Operacional Padrão é composto por duas calças pretas, duas camisetas de malha nas cores branca, azul ou preta, uma gandola, uma bota e um cinto, todos esses três na cor preta.
Já o Uniforme de Atendimento foi definido como duas calças ou duas saias pretas ou jeans azul, duas camisas de malha gola pólo ou social manga curta nas cores branca, azul ou preta e blusa para as mulheres. Para completar o uniforme o policial deverá usar um cinto, uma jaqueta e um sapato ou tênis ou sandália pretos.
Peças complementares ao Uniforme de Atendimento também foram definidas pela Instrução de Serviço para atender aqueles que desempenham funções em laboratório, no Departamento Médico Legal (DML) ou no local de crime. São um jaleco branco ou azul, uma capa impermeável branca ou transparente, uma bota impermeável preta e uma calça branca.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com