13/08/2012 15h51 - Atualizado em 23/01/2017 19h42

Policiais Civis fazem doação de sangue coletiva para o Hemoes

Oitenta policiais civis movimentaram, nesta segunda-feira (13), as instalações do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) para uma doação de sangue coletiva promovida pelos delegados, escrivães e peritos que estão no curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol).

Os doadores se sensibilizaram com a escassez de sangue do banco do Hemoes, e por isso se mobilizaram para a doação. Foi o caso dos delegados Tarcísio Otoni e Nicolle Castro.  “Eu já era doador e acho importante esse tipo de ação para incentivar a população. Eu faço parte minha parte e espero que as pessoas também façam“, disse Tarcísio Otoni.

De acordo com a escrivã de polícia e coordenadora do projeto, Adriana Bloise, a ajuda ao Hemoes é uma questão de cidadania. “Tivemos o apoio e a adesão de todo mundo. Até quem tinha medo de doar, vestiu a camisa do projeto e fez sua contribuição ao banco de sangue do Hemoes”, contou ela.

Essa iniciativa faz parte do projeto Polícia Humanizada, organizado pelos escrivães de polícia em curso na Acadepol. O projeto visa ajudar os mais necessitados. Outra ação já está sendo promovida. Ela beneficiará a Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada.

De acordo com Adriana Bloise, o projeto pretende promover a integração entre a polícia e a comunidade.  “ A maioria da sociedade tem uma visão obsoleta do policial como sendo aquela pessoa fria, sem sentimentos e de mal com a vida. É exatamente isso que queremos desmistificar, mostrando para a sociedade que a polícia também se sensibiliza com os problemas sociais e está disposta a combatê-los”, enfatiza a coordenadora.

A ideia é que os alunos arrecadem dinheiro, comprem o material e o entreguem para a reforma de banheiros e demais instalações da Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada. “Essa é apenas a primeira instituição a ser beneficiada com um projeto que pretende suprir não apenas as necessidades financeiras como também as carências emocionais, com visitas junto às comunidades mais carentes”, conclui Adriana Bloise. A Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada, fica localizada na Ilha de Monte Belo, em Vitória.
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024/3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes