07/11/2014 17h14 - Atualizado em 21/06/2019 17h34

Policiais civis iniciam II Curso de Operações Policiais (COP)

II COP inicio 07 11II COP inicio 07 11 Nesta sexta-feira (07), 17 policiais civis deram início ao II Curso de Operações Policiais (COP). A segunda edição do curso tem como objetivo aperfeiçoar e qualificar as condições físicas, táticas, psicológicas e intelectuais dos policiais durante o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão.

O curso tem carga horária de 220 horas e as instruções serão ministradas na sede do Grupo de Operações Táticas (GOT), na Academia de Polícia (Acadepol) ou outro local pertinente, conforme definição da coordenação do curso. A aprovação no curso faz parte de um dos critérios para ingressar no GOT.

Durante o curso, os policiais participarão de atividades físicas e teóricas que vão abordar as questões éticas, técnicas, legais e com a garantia e preservação dos Direitos Humanos, atendendo a dinâmica e a transversalidade temática estabelecida pela Matriz Curricular Nacional.

O titular do GOT, delegado Eduardo Khaddour, explicou que todos os policiais serão avaliados permanentemente nas diversas modalidades de instrução e, se alcançarem bom rendimento, serão aprovados e receberão um diploma ao fim do curso.

“Aqueles que foram aprovados no curso estarão com conhecimento ampliado na área tática operacional. Dessa forma, poderão minimizar os riscos nas diversas operações policiais que eventualmente sejam requisitados a participar”, concluiu.

Curso

Os candidatos ao COP foram submetidos a duas fases eliminatórias, sendo a primeira a homologação das inscrições pela comissão coordenadora do curso e a segunda a realização do teste de aptidão física (TAF).

Os 33 candidatos que tiveram suas inscrições aprovadas para participar do II COP, realizaram no último dia 22, o Teste de Aptidão Física (TAF), em Vila Velha. Essa é a segunda fase do processo seletivo que ofereceu 28 vagas. Entre os inscritos havia policiais civis e bombeiros militares.

Os candidatos foram submetidos a cinco exercícios: corrida, flexão de barra, abdominal remador, flexão de braço e natação. O teste de corrida foi feito na pista de atletismo do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, a prova de natação foi realizada na Praia da Costa e as demais avaliações aconteceram na sede do GOT.

Para se classificarem, os candidatos tiveram que atingir o mínimo exigido para cada exercício: cinco repetições de flexões na barra; 35 repetições de abdominal remador, em um minuto; 20 repetições de flexão de braço; corrida de 2.200 metros em, no mínimo, 12 minutos, e ; natação de 400 metros em, no mínimo, 15 minutos.

O titular do Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil e responsável pelo curso, delegado Eduardo Khaddour, afirmou que os candidatos que obtiverem os melhores resultados foram matriculados no curso.

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 99862-4006