14/05/2013 17h30 - Atualizado em 23/01/2017 21h24

Policiais civis participam da oficina de qualificação dos facilitadores do projeto Papo Reto

Começou nesta terça-feira (14) a primeira oficina de qualificação dos facilitadores do projeto Papo Reto, que tem como objetivo construir o estreitamento das relações entre o poder público, os agentes de segurança e a comunidade do Bairro São Pedro, em Vitória. A aula inaugural foi na sede da Acadepol e teve a participação do chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio e do inspetor da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Beto Chaves, criador e coordenador do Projeto Papo de Responsa.

O grupo de facilitadores do Papo Reto é composto por policiais civis, militares, guardas municipais, servidores da Prefeitura de Vitória e moradores da comunidade de São Pedro, que durante dois dias conhecerão as experiências vividas por Beto Chaves durante a criação e implantação do Papo de Responsa no Rio de Janeiro, com o objetivo de adaptá-las à realidade da comunidade de São Pedro, região beneficiada pelo projeto Papo Reto.

O chefe de Polícia parabenizou a iniciativa do projeto que é fundamental para o trabalho de inclusão social e combate à violência, com adolescentes e jovens. Ele ressaltou que o único objetivo é voltado para a questão da redução da violência contra os jovens. “O resultado não virá de uma hora para outra, mas ele virá se contaminarmos todos com a ideia do projeto. Prova disso é o trabalho realizado pelos capacitadores na região de São Pedro onde já conseguimos observar os primeiros resultados. Para isso, todos têm que estar juntos neste momento”.

Nesta quarta-feira (15), os capacitadores realizarão uma roda de conversa com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Neusa Nunes Gonçalves, onde Beto Chaves irá avaliar a abordagem utilizada pelos integrantes do projeto Papo Reto junto aos jovens

Projeto Papo Reto
O projeto Papo Reto tem como objetivo construir o estreitamento das relações entre o poder público, os agentes de segurança e a comunidade do Bairro São Pedro, em Vitória. O projeto tem como alvo principal a juventude de São Pedro, mas também visa a alcançar os agentes de segurança atuantes naquela região.

A primeira fase do projeto é, especificamente, criar um espaço de reflexão conjunta sobre a corresponsabilidade na segurança e a busca a formação da equipe executora, ajustes metodológicos e a criação de um ambiente favorável ao aprofundamento das mudanças iniciadas durante sua execução. A fase inicial do projeto teve início em janeiro e será concluída em junho.

Tendo como parceiros a Prefeitura Municipal de Vitória, por meio das secretarias de Cidadania e Direitos Humanos, de Cultura, de Educação e de Segurança Urbana (Guarda Municipal), a Polícia Militar do Espírito Santo, a Polícia Civil do Espírito Santo e a comunidade de São Pedro.

Suas principais estratégias são as rodas de conversa desenvolvidas por representantes das polícias Civil e Militar, da Guarda Civil Municipal, técnicos da prefeitura que atuam em projetos/programas em São Pedro e membros da comunidade.

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Natália Magalhães (27) 9862-4006