Governo do Estado do Espírito Santo
07/10/2011 13h44 - Atualizado em 23/01/2017 17h52

Policiais Civis participam de curso sobre psicologia investigativa

 

Policiais Civis estão participando, nesta sexta-feira (07) e sábado (08), de um curso Psicologia Investigativa, realizado no auditório da Chefatura de Polícia. A capacitação é uma parceria da Polícia Civil, por meio da Divisão de Promoção Social, Sindicado dos Servidores da Policia Civil do ES (Sindipol-ES) e alunos do Curso de Psicologia da Univix.


O chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Junior, fez abertura do curso destacando que a instituição tem se preocupado em avançar na discussão da segurança pública de maneira científica, para poder enfrentar e controlar a violência e a criminalidade. E para isso tem feito parceria com as universidades e faculdades da Grande Vitória.

“Esse ano tivemos um ciclo de palestras possibilitando a discussão de temas relevantes na ótica do Direito, Legislação e da Segurança Pública, ainda uma palestra sobre terrorismo onde foi ressaltada a importância da integração entre as agências policiais, além de outros cursos através da Academia de Polícia Civil. Esse curso de Psicologia Investigativa, ministrado pela doutora Aline Lobato, com certeza é de extrema importância para a polícia de investigação”, disse Joel Lyrio.

Entre os temas abordados, a professora Aline Lobato destacou a importância de se estudar o perfil e o comportamento dos criminosos, buscando não só a teoria, mas também aplicando o dia a dia policial. “Trabalharemos esses dois dias com a proposta de apresentar técnicas específicas, usadas no mundo todo, que auxiliam o trabalho de investigação. Montaremos um quebra-cabeça da investigação até chegarmos à conclusão, que é a apresentação do quadro todo. O profissional de segurança pública deve sempre ver o crime e o criminoso com uma visão ampliada, sempre estando à frente”.

O investigador Dilson Vicente Nunes, que convidou Aline Lobato para ministrar o curso, disse que procurava pessoas especializadas que pudessem acrescentar conhecimentos na área investigativa. “A união da psicologia ao estudo do perfil de criminosos oferece ferramentas imprescindíveis aos investigadores em relação à personalidade, comportamento social e familiar dos criminosos, que ajuda os policiais a desvendar crimes”.

Aline Lobato é mestre e doutora em Investigative Psychology (Psicologia Investigativa) pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra. Professora titular do Departamento de Psicologia e Assessora de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba e professora do curso de Especialização em Segurança Pública da Polícia Militar daquele Estado. É também presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica, ministra cursos para as polícias civis e militares de vários Estados brasileiros e, ainda, na Polícia Federal sobre análise de cena de crime e do perfil de criminosos, comportamento criminal e técnicas de investigação.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães e Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27)3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard