Nesta terça-feira (28), policiais civis concluíram o treinamento para utilização da maleta para coleta de evidências em local de crime. O curso foi ministrado pelo perito criminal da Polícia Civil de São Paulo, Claudemir Dias, e contou com a participação de 100 profissionais, entre eles peritos criminais, papiloscópicos e fotográficos. O treinamento teve início na segunda-feira (27).
O equipamento, que custa R$15,5 mil, foi doado à Polícia Civil do Espírito Santo em maio deste ano pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Ao todo foram doadas cinco maletas, com kits de coleta de evidências contendo luz forence, reagente para drogas e para revelação, kit de proteção individual, aparelho GPS, paquímetro profissional digital, máquina fotográfica digital, trena eletrônica, laser, netbook e software forence de comparação de imagens.
Segundo o chefe do Departamento de Criminalística da Polícia Civil do Espírito Santo, Carlos Leo Possatto, a maior novidade desse equipamento é o jogo de luz forence, que possibilita a identificação de material orgânico, como sêmen, pelos, unhas, urina, sangue, entre outros. “Com ajuda dessas luzes especiais, conseguiremos identificar evidências diversas no local do crime”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães e Silvana Sarmento
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
silvana.costa@pc.es.gov.br