Uma operação conjunta realizada por policias civis da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, da Delegacia de Marataízes e policiais militares resultou na prisão de três pessoas nessa terça-feira (25). Entre os detidos está o suspeito de ser o mandante do homicídio de Perciliano Dias Ferreira, 61 anos, ocorrido no início deste mês, em Marataízes.
De acordo com o responsável pela ação, delegado Luiz Carlos Pascoal, todos os detidos possuíam mandados de prisão em aberto. O homem identificado como A.C.N.M., 49 anos, foi preso no bairro Candinha I. Segundo o delegado, ele é apontado como o mandante do assassinato de Perciliano Dias Ferreira, morto por dois pistoleiros no último dia 09, dentro de casa, na Barra, em Marataízes. Na casa de A.C.N.M. foram encontrados uma escopeta calibre 12 e 20 munições de mesmo calibre intactas, um revólver calibre 38 com seis munições, um notebook, máquinas fotográficas digitais, celulares, vários cheques, notas promissórias em nome de terceiros e R$ 5 mil, em espécie.
Na casa de A.C.N.M., os policiais prenderam, em flagrante, o jovem R.S.O., 18 anos, por porte ilegal de arma de fogo. “No momento da prisão, ele tentou dispensar o revólver calibre 38 e jogou a arma no mato próximo a um muro”, revelou o delegado.
Luiz Carlos Pascoal contou ainda que R.S.O. também é suspeito de ter envolvimento na morte de Perciliano Dias Ferreira. “Ele foi preso usando a mesma bermuda e o mesmo par de chinelos que usava no dia do homicídio”, informou.
A.C.N.M., além de ter sido preso por meio de mandado de prisão preventiva, ainda foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Já o revólver calibre 38 foi levado para a perícia para ser examinado e investigar se foi utilizado no crime contra Perciliano.
Durante a ação, também foram presos J.F.F., 47 anos, e J.S.W.N., 22 anos. O primeiro estava com mandado de prisão preventiva em aberto por inadimplência de pensão alimentícia. Já J.S.W.N. é suspeito de tentar roubar o depósito de um material de construção, no bairro Cidade Nova, no final do mês de setembro. “Durante a fuga, ele e o comparsa, que foi preso na semana passada, trocaram tiros com os policiais”, disse o delegado.
Todos os detidos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Marataízes.
Prisão de comparsa
Na última quinta-feira (20), policiais civis da Delegacia de Policia (DP) de Marataízes, de Itapemirim e da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Cariacica prenderam o comparsa de J.S.W.N. identificado como W.F.G., 25 anos, em Vila Velha. Os dois são suspeitos de tentarem assaltar um depósito de material de construção no Bairro Novo, em Marataízes, em setembro.
W.F.G. foi preso quando saía de um prédio onde trabalhava em Vila Velha. De acordo com Luiz Carlos Pascoal, na época do crime, os policiais descobriram que iria acontecer a tentativa de assalto e, em conjunto com os militares, saíram em busca dos suspeitos que foram localizados dentro um veículo no bairro Novo, em Marataízes. “Houve troca de tiros entre os policiais e os suspeitos. O detido atirou contra um policial civil, mas o tiro acertou o retrovisor da viatura”, contou Pascoal.
W.F.G. está preso no CDP de Marataízes.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com