Governo do Estado do Espírito Santo
10/11/2016 17h10 - Atualizado em 20/03/2019 19h22

Policiais civis prendem suspeito de cometer três homicídios em Pinheiros

Um homem de 19 anos, suspeito de cometer três homicídios e duas tentativas de homicídio em Pinheiros, foi preso, nessa quarta-feira (09), pela equipe da Delegacia de Polícia (DP) do município. A.P.C. foi detido durante ação no bairro Domiciano.


Segundo o responsável pela operação, delegado Dair Oliveira Júnior, o mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do suspeito. “Devido à periculosidade do suspeito, ficamos atentos com sua chegada à cidade. Tínhamos informações de que, possivelmente, ele estaria com drogas e armas de fogo. Montamos uma operação policial conjunta que culminou com a prisão do suspeito”, contou.


Na casa dele foram apreendidas 22 pedras de crack e R$ 232 em dinheiro, além de materiais para embalar de drogas. “Ele assumiu, prontamente, que estava traficando no local. Na delegacia, ele confirmou participação em alguns crimes”, afirmou o delegado.


“A periculosidade do suspeito estava emperrando algumas de nossas investigações, pois testemunhas de crimes temiam revelar o que sabiam e posteriormente sofrer retaliações por parte dele ou dos comparsas dele. Toda a sua família tem envolvimento no tráfico de drogas, inclusive o pai e a mãe encontram-se presos por conta disso. Tínhamos dificuldade em localizá-lo, devido ele ter ligação com criminosos do bairro Terra Vermelha, em Vila Velha e no bairro Jardim Tropical, na Serra. Acreditamos que esses eram os possíveis locais onde ele se refugiava após cometer os crimes em Pinheiros”, conclui o delegado.


A.P.C. foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus, onde ficará à disposição da Justiça.


Os crimes


A maioria dos homicídios ocorreu no ano de 2015. Em março, Yago da Silva Santos, 17 anos, foi executado com diversos tiros de revólver e pistola, no bairro Santo Antônio. O delegado informou que A.P.C. assumiu a participação no crime, bem como indicou os comparsas que já estão presos “Ele alegou que mataram a vítima porque ela fez um áudio via aplicativo “whatsapp” xingando sua pessoa e seus comparsas”, contou Dair Oliveira Junior.


Já no mês de abril, Cristiane Batista dos Santos, 24 anos, foi executada com sete tiros. A.P.C. assumiu a autoria do crime. “Ele afirmou que matou Cristiane porque ela lhe roubou duas cargas de drogas, o que equivale a, aproximadamente, 50 pedras de crack”, afirmou o delegado. 

 

No mês de setembro, um adolescente de 14 anos e R.C.B., de 25 anos, foram vítimas de uma tentativa de homicídio crime no bairro Domiciano. “As vítimas foram baleadas e sobreviveram, porem se negaram a informar a autoria do crime, temendo represálias. As investigações já indicavam o detido como autor do crime, tendo ele confirmado em depoimento a autoria”, disse o responsável pela DP de Pinheiros.


Em outubro de 2015, Eric Giovani Ferreira Ribeiro, 21 anos, foi assassinado no bairro Jardim Planalto. Durante o depoimento, A.P.C. negou participação no crime, mas indicou a autoria a um comparsa preso em uma operação policial no mês de novembro. “As investigações indicam participação direta do detido no crime, sendo ele o piloto da moto. O nome do comparsa está sendo mantido em sigilo para não atrapalhar as investigações”, informou o delegado.


Em março deste ano, Jerliano dos Santos Borges, 28 anos, foi vítima de homicídio no bairro Colina, em Pinheiros. “O detido negou participação mais revelou que o autor foi um de seus comparsas que foi preso com drogas em uma operação policial neste ano. Mas, as investigações revelam a participação direta dele”, disse o delegado.

 

Dair Oliveira Junior acredita que a motivação do homicídio seria a expansão do território do tráfico, já que a vítima traficava em um bairro anexo ao da quadrilha A.P.C. “O nome do comparsa está sendo mantido em sigilo para não atrapalhar as investigações”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil 

Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes imprensa.pc@pc.es.gov.br
Texto: Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111
Marina Galvêas (27) 98802-3326
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard