Governo do Estado do Espírito Santo
26/02/2015 13h46 - Atualizado em 18/06/2019 23h23

Policiais civis prendem suspeito de falsificar documentos de habilitação

Policiais civis da Delegacia de Delitos de Trânsito em uma ação conjunta com a corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) prenderam, nessa quarta-feira (25), E.A.S., 27 anos, suspeito de usar documentos falsos para dar entrada no processo de emissão de Carteira de Habilitação. Entre os documentos havia uma carteira de habilitação americana e a carteira de seguro social americana, ambas falsificadas, conforme confirmação do Consulado dos Estados Unidos em Brasília.



E.A.S. foi detido dentro da Ciretran de Vitória, após a corregedoria do Detran avisar aos policiais que o suspeito estaria no local tentando emitir o DUA para dar continuidade ao processo de confecção da Carteira de Habilitação. De acordo com o delegado adjunto da Delitos de Trânsito, Alberto Roque Peres, E.A.S. foi conduzido para Delegacia. “Ele confirmou que usou os documentos citados para dar entrada na carteira de habilitação no Departamento de Trânsito do Espirito Santo, sem saber que eram falsos”, informou Alberto.



O suspeito foi autuado por uso de documento falso e encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV). Se condenado, poderá ficar preso por dois até seis anos.



O caso

O delegado adjunto da Delegacia de Delitos de Trânsito, Alberto Roque Peres, informou que em janeiro deste ano os policiais receberam um processo da corregedoria do Detran informando que E.A.S. estaria usando uma carteira de habilitação americana falsa e uma carteira de seguro social americana falsificada para dar entrada no processo de emissão de Carteira de Habilitação. “O suspeito pretendia conseguir a CNH junto ao Detran sem a realização de cursos e provas”, informou Roque Peres.



Os documentos apresentados pelo suspeito foram encaminhados à Perícia Criminal da Polícia Civil. “Assim que saiu o resultado da análise e a confirmação da falsificação, a corregedoria do Detran foi informada e orientada a avisar os policiais quando o suspeito retornasse a Ciretran para dar continuidade ao processo”, afirmou.



Na delegacia, o suspeito disse que conseguiu os documentos quando morou ilegalmente nos Estados Unidos. “Ele ainda disse tentou tirar a Carteira de Habilitação em Minas Gerais, mas o Detran exigiu que ele apresentasse o visto de permanência nos Estados Unidos e como ele não tinha, pois era ilegal, não conseguiu dar entrada no processo”, explicou o delegado.



Para dar entrada no processo para emissão da carteira no Detran no Espírito Santo, E.A.S. informou um endereço falso em Vitória. Ele disse que contou com a ajuda do dono de uma autoescola, na cidade de Minas Gerais e conseguiu o contato de M.M.L., que emprestou o endereço de sua residência para que o suspeito pudesse realizar o processo do pedido do CNH.


O delegado informou que os policiais foram até a residência de M.M.L. e constataram que o suspeito nunca residiu no local.




Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Marcela Lucci (27) 99846-1111
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard