24/05/2013 17h40 - Atualizado em 23/01/2017 21h25

Policiais participam de seminário sobre atuação policial na proteção dos direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade

Nesta sexta-feira (24), 106 policiais civis participaram da palestra de encerramento do seminário de atualização policial na proteção dos Direitos Humanos em Situação de Vulnerabilidade: Gênero, Etnicorracial e Sexual (APDH), no auditório da Polícia Civil, em Vitória. O evento fez parte do curso de atualização de investigadores de polícia realizado na Academia de Polícia (Acadepol), visando capacitar os policiais nos atendimentos às vítimas de crimes discriminatórios.

apdhapdh Entre os palestrantes esteve João W. Nery, primeiro homem transexual operado no Brasil. Além dele, a titular da Delegacia de Crimes Raciais e Homofóbicos do Pará, delegada Aline Boa Ventura, o diretor do Sindicato de Policia (Sindipol) do Acre, escrivão Daniel Carneiro e o representante da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Antonio Lopes de Souza Neto,  coordenador da Rede de Educação para a Diversidade da UFES.

O palestrante João Nery ressaltou a importância de discutir assuntos que tratam da proteção dos direitos humanos das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. “Estamos lutando pelo respeito e pela dignidade humana, principalmente neste país onde muitas pessoas morrem por sua escolha sexual”, ressaltou.

A delegada Aline Boa Ventura informou que seus policiais foram treinados para atender a esses tipos de vítimas. E reforçou a importância de tratar todos, independente de cor ou sexualidade, de forma humana. “Nós vivemos em uma democracia e devemos viver como queremos” disse a delegada.

Segundo Antonio Lopes de Souza Neto, o trabalho em conjunto com a Polícia Civil começou em 2012. “Durante este tempo já participei da formação de turmas de delegados, escrivães e peritos e agora estamos capacitando os investigadores”, destacou Antonio Lopes.

No final da palestra Antonio Lopes de Souza Neto agradeceu à Acadepol por ter aberto às portas para um assunto tão importante para a sociedade. “O primeiro passo já foi dado, a resposta de vocês se dará daqui pra frente” disse.

Ciclo de Palestras

O seminário de atualização policial na proteção dos Direitos Humanos em Situação de Vulnerabilidade: Gênero, Etnicorracial e Sexual (APDH), que teve como objetivo pontuar ações acertadas direcionadas aos grupos de pessoas que se encontram com maior vulnerabilidade e violação de direitos humanos, faz parte do projeto Ciclo de Palestras do curso de atualização dos investigadores de polícia.

O projeto teve início na segunda-feira (20), e terminou na tarde desta sexta-feira (24), com o objetivo principal discutir sobre a Segurança Pública, a sociedade, os direitos humanos, a criminalidade e a ação policial na sociedade, numa reflexão sobre a prática e o papel do agente de segurança pública. Entre os palestrantes convidados esteve o inspetor de Polícia Civil do Rio de Janeiro e criador e coordenador do Papo Responsa, Roberto Chaves de Almeida.

Outros objetivos, como a criação de condições para que o profissional da área de segurança pública possa ampliar conhecimentos para analisar de modo crítico a relação entre a proteção dos direitos humanos e a ação do profissional e o fortalecimento das atitudes para interagir com os diversos atores sociais e institucionais que atuam na proteção e defesa dos direitos humanos também fazem parte do ciclo de palestras.

Entre as atividades, os policiais tiveram a disciplina de Libras e de como abordar uma pessoa que precisa utilizar os sinais como forma de comunicação.

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Natália Magalhães (27) 9862-4006