Governo do Estado do Espírito Santo
14/12/2015 16h24 - Atualizado em 07/06/2019 17h44

Policial civil conclui curso de busca, resgaste e salvamento com cães

curso resgate caes cbom 14 12 003curso resgate caes cbom 14 12 003 Com o objetivo de auxiliar os policiais civis na busca de entorpecentes ou na localização de vítimas de homicídios cujos corpos estão enterrados em áreas de mata, o investigador Michel Antônio Carlos, localizado na Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Vitória, foi um dos participantes do curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo (CBOM).


A capacitação foi concluída na última sexta-feira (11). Ao todo 39 pessoas participaram da capacitação entre eles 16 bombeiros capixabas, dois de Roraima, dois paulistas, sete amazonenses, seis mineiros, um do Rio Grande do Sul, um goiano, uma médica veterinária e dois funcionários da ArcelorMittal.


O curso teve carga horária de 120 horas e começou no dia 30 de novembro. O investigador achou o curso bem amplo. “A partir do conhecimento adquirido nesse curso, vamos poder formar cães que nos ajudem em nossas investigações”, declarou.


O coordenador do curso e chefe da Seção de Operação e Instrução do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Leonardo Merigueti, explicou que, por terem o faro apurado, os cães são capazes de procurar pessoas em locais onde os humanos não conseguiriam localizar. “A partir do curso, os cães ficarão aptos para buscar pessoas perdidas em matas, localizar vítimas de homicídios ou de soterramento, deslizamento e de afogamento”, afirmou. A participação do policial civil no curso é fruto de um convênio entre a PC e o CBOM. curso resgate caes cbom 14 12 002curso resgate caes cbom 14 12 002


Curso


O curso teve disciplinas de busca e resgate em estruturas colapsadas com o objetivo preparar todos os alunos a atuarem em locais de desastres, com e sem os cães, em conformidade com as normas internacionais. Os alunos aprenderam a selecionar filhotes para a atividade de busca e salvamento e a escolher a melhor raça para a atividade. Além disso, técnicas K-SAR de adestramento também foram aplicadas. Com delas, os cães foram preparados a localizar vítimas em escombros, soterradas, afogadas e perdidas em matas, bem como cadáveres soterrados. Técnicas de adestramento e comportamento dos cães também fizeram parte da grade curricular do treinamento.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Marcella Lucci (27) 99846-1111
Cíntia Barreto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard