Governo do Estado do Espírito Santo
10/06/2013 08h24 - Atualizado em 23/01/2017 21h27

Polícias capixaba e mineira realizam operação no combate ao crime e detém 168 pessoas no Norte do ES

Após 40 horas, a operação denominada “Genesis 21:22 – Deus é contigo em tudo o que fazes” foi encerrada na manhã desta sábado (08). Iniciada na quinta-feira (06) em 38 municípios que compõem as regiões Norte e Noroeste do Estado capixaba, a operação integrou as polícias do Espírito Santo e Minas Gerais com objetivo de reforçar a presença policial e cumprir mandados de busca, apreensão e prisão de envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios.

A operação contou com a participação de mais de mil policiais civis e militares dos dois estados. O Batalhão de Missões Especiais (BME) da PMES deu apoio às ações com a Companhia de Operações com Cães, que empregou cães farejadores para detectar drogas. A fiscalização ambiental e de trânsito também foi priorizada.  

Durante a operação foram detidas 168 pessoas, sendo 18 adolescentes, apreendidas 33 armas de fogo, 584 munições de diversos calibres, 1308 pedras de crack, 72 buchas de maconha, 98 papelotes de cocaína, R$ 38.794,75, 34.325 unidades de cd e dvd pirateados, 17 canhões para caça de animais, um par de algemas, um porta carregador de pistola, um silenciador para arma semiautomática, duas miras telescópicas, uma touca ninja, um binóculo de visão noturna, 20 aparelhos celulares, além da fiscalização de trânsito que apreendeu 109 veículos, confeccionou 363 multas, recolheu 22 documentos de veículos e 12 carteiras de habilitação (CNH).


Ainda foram apreendidos 13 animais: sete canários, um trinca-ferro e três jabutis que foram recolhidos vivos e levados para centros de reabilitação animal, além de dois tatus e um lagarto que foram apreendidos já abatidos.


O secretário de Segurança Pública, André Garcia, acompanha a operação e ressalta que a ação policial faz parte das ações do programa estadual de segurança, Estado Presente. “A integração entre as policiais do Espírito Santo e Minas Gerais tem o objetivo de reforçar a presença do estado nessas regiões e oferecer mais tranquilidade à população. É uma soma de esforços para reduzir os indicadores da criminalidade”, enfatiza o secretário.

Em Baixo Guandu, policiais do 6º Batalhão da PM mineira patrulharam a região com militares em viaturas, helicóptero e em lanchas que percorram o Rio Doce para fiscalização de desmatamentos, pessoas com porte ilegal de armas e assoreamento do rio.

“Realizamos levantamentos feitos em conjunto com as policiais Civil e Militar de Minas e Espírito Santo para levantar nomes de criminosos envolvidos com tráfico de drogas e homicídios. Esse reforço policial visa coibir ações delituosas com ações rápidas e permanentes, conforme previsto pelo Programa Estado Presente”, disse o comandante do Policiamento Ostensivo Norte (CPON) da PMES, coronel Ricardo Barcellos.

O comandante do 6º Batalhão da PM de Minas, tenente-coronel João Lunardi, ressalta que devido a aproximação do município capixaba de Baixo Guandú com Aimorés, em Minas Gerais, a união de forças policiais entre os dois Estados é fundamental para combater a criminalidade nessas áreas.

“Essa integração é uma oportunidade de trocar informações e planejar ações de combate ao crime tanto no nosso Estado quanto no Espírito Santo. Por ser uma área de divisa, nossa intenção é dificultar a ação de criminosos e oferecer mais segurança para a população dos dois Estados”, disse o comandante.

Para o coronel da PM Rubens Ricardo Maciel Barcellos e o delegado Marco Lorenço “a operação Gênesis 21:22, assim como a Gênesis 18:14, realizada no mês de abril, contribuem para redução dos índices de homicídios e de violência em toda a região norte do Estado, além de evidenciar a atuação das polícias Militar e Civil na região”, afirmam.

 
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesp

Gustavo Tenório / Sandra Dalton / Raissa Sarcinelli

Telefones: (27) 3636-1572 / (27) 3636-1574 / (27) 3636-1535

(27) 9961-0214 / (27) 9901-9862 / (27) 8802-3244

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard