12/12/2012 16h08 - Atualizado em 23/01/2017 20h09

Polícias do Espírito Santo prendem foragido da Justiça em Rondônia

Um dos foragidos da Justiça, que está na lista dos dez mais procurados do Estado do Espírito Santo, foi preso após levantamentos realizados pelo Serviço de Inteligência das polícias Civil e Militar. I.M.F. foi preso em Rondônia no dia 9 de novembro durante uma ação conjunta com o Serviço de Inteligência daquele Estado. Itamar ficará preso no Espírito Santo e desembarcou no início desta quarta-feira (12) no Aeroporto de Vitória.

O foragido é apontado como autor de vários homicídios e envolvimento com o tráfico de drogas na região de Mucuri, em Cariacica, e nos bairros Marcílio de Noronha e Industrial, em Viana. Ele foi localizado no aeroporto de Ji-Paraná, em Rondônia, no momento em que sua namorada, de 26 anos, desembarcava. Ela utilizava uma identidade falsa no momento da abordagem e também foi presa. I.M.F. fazia parte da lista dos dez mais procurados do Espírito Santo divulgada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) em agosto deste ano.

“Há dois meses estávamos monitorando pessoas ligadas ao grupo do I.M.F. para identificar possíveis locais do seu paradeiro. Levantamos informações e identificamos que a namorada do foragido havia embarcado de avião para Rondônia. Fizemos contato com a Secretaria de Segurança daquele Estado que nos forneceu total apoio na operação com um trabalho integrado”, disse o secretário de Segurança, Henrique Herkenhoff.

No mês de novembro, a Polícia Civil também prendeu I.F., 25 anos, suspeito de gerenciar o tráfico de drogas na região da Grande Mucuri, em Cariacica e bairros de Viana. Ele é irmão de Itamar e foi preso em Vila Betânia, Viana, durante uma operação do Núcleo de Gerenciamento e Operações Táticas e Instrução (Nugoti) da Polícia Civil. Na ocasião, ele portava um pistola G2 .40, não comercializada no Brasil.

Com a prisão dos irmãos a polícia acredita ter desarticulado uma das principais quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas na Região Metropolitana da Grande Vitória.  A dupla é investigada por ser suspeita de cometer oito homicídios em Cariacica e quatro em Viana. I.F. tem passagem por porte ilegal de arma e homicídios e é suspeito de cometer um assalto a um posto de gasolina em Jardim América, Cariacica, no dia 05 de novembro.

Quadrilha mantinha alto padrão de vida
Com o tráfico de drogas, a quadrilha comandada por I.M.F. movimentava, aproximadamente, R$ 1 milhão por mês. O bando mantinha um alto padrão de vida. Durante operações realizadas pelas polícias em Marechal Floriano e Santa Teresa, diversos materiais de luxo foram apreendidos com a quadrilha em dois sítios usados pelo bando, que estavam em nome de laranjas, com valores aproximados de R$ 500 mil e R$ 700 mil, respectivamente. Levantamentos apontam que a quadrilha também mantém em funcionamento um restaurante e uma loja de material de construção no município de Viana, para lavagem de dinheiro.

Carros como Corola, Fiat/Punto, Ford/Ecosport, entre outros, televisores de Led no valor total de R$ 20 mil e sete armas de fogo foram apreendidos. Ao todo, oito pessoas suspeitas de integrarem a quadrilha de Itamar foram presas nos últimos dois meses pelas Polícia Civil e Militar, inclusive um foragido da Justiça do Estado do Paraná.

“Temos informações de que essa quadrilha está envolvida com a prática de dezenas de homicídios e demais crimes como roubo a banco. Vamos continuar as investigações para prender mais pessoas que integram a quadrilha desse traficante. Contudo, podemos garantir que, com essas prisões, muitas mortes deixarão de acontecer”, ressalta o secretário.

Mais prisões

No mês de novembro, a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Deten) da Polícia Civil realizou a prisão de 15 pessoas que compõem a quadrilha formada por Itamar Falcão durante quatro operações desenvolvidas pela unidade neste ano. Com o bando, foram apreendidas 12 armas, entre elas, pistolas, revólveres e metralhadoras, além de 844 munições de diversos calibres.

Ao todo, cinco inquéritos foram abertos e quatro já estão concluídos e enviados à Justiça. Os inquéritos estão relacionados com o envolvimento da quadrilha no tráfico de drogas e associação para o tráfico. Durante as operações, foram apreendidas mais de duas mil pedras de crack, 395 papelotes de cocaína e 146 buchas de maconha com o grupo. As prisões foram realizadas no Bairro Industrial, em Viana.

No mês de setembro, a Polícia Militar também realizou a prisão de S.L.S., conhecido como “Quininha”, de 28 anos, que estava no topo da lista dos dez foragidos da Justiça mais procurados no Estado. A prisão aconteceu no Bairro Romão, em Vitória. Ele é acusado de envolvimento com o tráfico de drogas na região do Forte São João, Bela Vista e Inhanguetá, todos no município de Vitória. Também é acusado de cometer diversos homicídios nessas regiões.

Andressa Moreno / Sandra Dalton / Raissa Sarcinelli
(27) 3636-1572 / (27) 3636-1574 / (27) 3636-1535