papo responsa 14-11 Nesta sexta-feira (14) foi divulgada a lista com os 124 projetos semifinalistas do Prêmio Inoves 2014. Entre eles está o Papo de Responsa, projeto realizado pela Polícia Civil e destinado à conscientização de adolescentes visando coibir a violência. As atividades são realizadas em diversas escolas da Grande Vitória.
Inscrito na categoria “Práticas Transformadoras”, o Papo de Responsa é um programa de educação não formal que, por meio da palavra e atividades lúdicas, discute temas diversos como a prevenção ao uso de drogas, crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e principalmente os adolescentes.
O chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, ressaltou a importância do projeto na área da prevenção da violência. “O nosso trabalho não é só prender. Temos que agir como uma polícia judiciária, atender bem a população e trabalhar na prevenção. O Papo de Responsa tem como um das finalidades apresentar o que nós estamos fazendo e mostrar para os adolescentes um lado da Polícia que talvez eles não consigam enxergar”, afirmou.
Para isso, os policiais civis que atuam no Papo de Responsa utilizam uma metodologia pautada em bate-papos entre os policiais e o público alvo, buscando aproximar a polícia da sociedade e vice-versa, permitindo assim uma atuação social mais intimista e sólida. Dessa forma, a equipe do projeto acredita que a aproximação proporciona uma ação preventiva da Segurança Pública, a qual ajuda a mudar a visão da juventude quanto ao que é, quem é e qual é o papel exercido pela polícia no contexto social.
Na 10ª edição do Premio Inoves foram inscritos 260 projetos. Os trabalhos devem se enquadrar em uma das oito categorias: Atendimento ao Cidadão; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; Resultados para a Sociedade; Práticas Transformadoras; Inclusão Social e Participação e Controle Social.
A próxima etapa, que vai até o dia 21 de novembro, consiste na visita e na avaliação dos projetos. Serão três projetos finalistas e um vencedor por categoria que serão revelados durante a cerimônia de premiação e reconhecimento será realizada no dia 04 de dezembro e os ganhadores serão contemplados com o troféu Inoves, certificado de conhecimento e kit de equipamentos de informática com desktop, notebook e tablet, com o valor máximo de R$ 20 mil, um outdoor com foto da equipe premiada, situado em local próximo à unidade onde a coordenação do trabalho atua e uma matéria sobre o projeto, publicada na Revista Inoves, Ciclo 2014.
Projeto Papo de Responsa
O Papo de Responsa é baseado nas experiências e ações desenvolvidas durante a execução do mesmo programa pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. As atividades começam a partir do convite feito pela escola interessada em participar. O programa é desenvolvido em três momentos diferentes: Papo de Responsa, Um papo é um papo e Papo no Chão.
A primeira etapa, que leva o nome do projeto, é uma conversa entre policiais e alunos a qual tem como foco discutir sobre o tema escolhido junto à direção ou orientação pedagógica. Na maioria das vezes, são temas relacionados com a realidade educacional.
Em um intervalo de 45 dias, os alunos, sob a orientação dos professores, desenvolvem a criatividade e produzem materiais como textos, músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.
Na segunda fase “Um Papo é um Papo”, os jovens se tornam os protagonistas. Eles emitem suas opiniões sobre o tema abordado no primeiro encontro e escolhem algumas questões para serem aprofundadas. Nesta etapa, os policiais atuam como mediadores e são responsáveis pelo aprofundamento das questões levantadas pelos alunos.
Um mês após, os policiais retornam à escola e desenvolvem a última fase do projeto, intitulada de “Papo no Chão”, na qual os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão da Academia de Polícia (Acadepol) e trocam ideias relacionadas a questões direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Em seguida, acontece o papo com a família dos alunos onde os policiais ouvem a percepção dos pais e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
inoves 2014
O prêmio Inoves
Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, o Inoves busca orientar os servidores públicos a criarem iniciativas de modernização dos processos administrativos governamentais. Criado desde 2005 o prêmio já proporcionou resultados significativos na qualidade de vida da população capixaba. O programa é referência nacional no tema inovação na gestão pública e mobiliza profissionais de todas as áreas do setor público.
O objetivo do Inoves é promover o reconhecimento de trabalhos inovadores que visam produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação à sociedade. Podem participar do prêmio os trabalhos desenvolvidos por equipes do serviço público estadual e municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Espírito Santo.
Edição passada
Em 2013, cinco projetos criados e desenvolvidos pela Polícia Civil concorreram ao Prêmio Inoves. São eles: Gás Legal, Especialização da perícia em local de crime, “DEON - Delegacia Online”, “FORENSIS - Gerenciamento de Dados da Toxicologia Forense” e “Visão Legal: Nova Chance de Voltar a Enxergar”.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978