Governo do Estado do Espírito Santo
20/03/2013 15h08 - Atualizado em 23/01/2017 20h49

Prova para delegado, perito em telecomunicações, escrivão, médico legista, psicólogo e assistente social será neste domingo (24)

 

Neste domingo (24) será realizada a primeira etapa do concurso público da Polícia Civil. A prova objetiva será aplicada em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e na Grande Vitória. Na parte matutina farão as provas os candidatos aos cargos de delegado de polícia e perito em telecomunicações. À tarde será a vez dos inscritos para escrivão de polícia, psicólogo, assistente social e médico legista. As demais etapas serão realizadas na Grande Vitória.


As vagas fazem parte do concurso divulgado no início do ano que ofereceu 113 vagas e estão divididas em: três para o cargo de delegado de polícia; 81 para escrivão da polícia civil; sete para médico legista; duas para perito de telecomunicação; sete para assistente social; seis para psicólogo e sete voltadas para área de perícia.
Os salários variam entre R$ 4.697,76 e R$ 9.245,15, incluindo a escala especial. O concurso tem validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.


Ao todo, 12.268 pessoas se inscreveram para disputar uma das 113 vagas oferecidas no concurso da Polícia Civil. Desta forma, serão 108,5 candidatos disputando uma das vagas. O cargo mais concorrido é o de delegado que teve 4.590 inscritos para três vagas, sendo 1.530 candidatos por vaga. O segundo mais disputado foi o cargo de escrivão, que recebeu 4.970 inscrições, totalizando 61,35 por vaga.
 
Etapas do concurso

Os candidatos que vão disputar uma das vagas para o cargo de Delegado de Policia terão que responder a 80 questões objetivas divididas nas disciplinas de: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Legislação Extravagante, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante e Direito Civil além da prova discursiva. No caso do cargo de Escrivão de Polícia, serão 100 questões objetivas das mesmas disciplinas previstas para o cargo de Delegado de Polícia, exceto Direito Civil. O candidato terá que fazer uma prova prática de digitação.


Para os demais cargos, serão 100 questões objetivas distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Penal e Conhecimentos Específicos.Além da prova teórica, os candidatos que pretendem concorrer a uma, das três vagas, para delegado passarão por prova discursiva. O concurso também terá prova física, exames médicos e avaliação psicológica, os dois últimos de caráter complementar. Os aprovados na prova teórica também serão submetidos à investigação social e criminal. A previsão é que os aprovados sejam nomeados e matriculados ainda neste ano.


Requisitos básicos

Para disputar uma das vagas, o candidato deve ser aprovado em todas as etapas do concurso público; deve ter 18 anos completos na data da posse; deve estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (candidatos do sexo masculino); ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; possuir carteira de identidade civil; cumprir as determinações do edital e possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, na data da posse, por exemplo, ter o nível superior correspondente ao cargo almejado.
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard