Uma quadrilha de traficantes que agia no sul do Estado foi presa durante uma operação realizada por policiais civis e militares que teve início nessa segunda-feira (22) e foi encerrada nesta terça (23). Sete pessoas foram detidas além de drogas e armas apreendidas.
Denominada de “Santo Antônio”, a operação teve como objetivo desarticular a quadrilha que pretendia dominar pontos do tráfico de drogas nos municípios de Itapemirim e Rio Novo do Sul. A ação envolveu policiais das Delegacias de Polícia de Rio Novo do Sul, Marataízes, Itapemirim e Iconha e também a equipe do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim.
Foram presos H. C. P., 30 anos, A. S. S., 18 anos, R. P. C., 22 anos e R. F. S., 21 anos. Eles foram detidos na localidade de Ilha do Gato, na zona rural de Itapemirim. De acordo com o responsável pela Delegacia de Polícia (DP) de Rio Novo do Sul, delegado Faustino Antunes, os suspeitos foram presos quando seguiam de carro para Rio Novo do Sul, onde eram realizadas as vendas e cobranças das drogas, além de ameaças aos moradores locais.
O delegado contou que com os quatro integrantes da quadrilha foram apreendidos um revólver, cerca de 200 pedras de crack, além de munições e celulares. “Os suspeitos são responsáveis por vários crimes na região, inclusive homicídios”, informou o responsável pela DP de Rio Novo do Sul.
Outros três adolescentes com idade entre 14 e 17 anos foram apreendidos, em flagrante, no bairro Morro de Santo Antônio, em Rio Novo do Sul. Com eles, os policiais encontraram 32 pedras de crack, rádios de comunicação, celulares, além de R$ 300,00 ,em espécie. Segundo o delegado, os menores são suspeitos de terem envolvimento com a quadrilha na prática dos crimes.
Os menores aguardam a decisão do Ministério Publico de Rio Novo do Sul para saber onde serão internados. A quadrilha foi encaminhada para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Marataízes.
Dando continuidade à operação, nesta terça-feira (23) os policiais prenderam um homem que portava várias armas em sua casa, na localidade de Fazenda Velha, zona rural de Itapemirim.
Com J. L., 45 anos, que é pai de R. F. S., 21 anos, preso durante a operação, foram apreendidas uma espingarda calibre 32, um revólver calibre 32, além de munições e material para recarga das armas.
Segundo o responsável pela DP de Itapemirim, delegado Edson Lopes Junior, ao prestar depoimentos na delegacia, J. L. assumiu a propriedade das armas. O delegado ainda afirmou que ele pagou fiança e responderá, em liberdade, pelo crime de posse irregular de arma de fogo.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães (27) 9862-4006
comunicapces@gmail.com