“A Perícia que temos e a perícia que queremos” foi o tema do II Seminário de Pericias Criminais realizado na manhã desta sexta-feira (07), em Vitória. O evento, no auditório do Centro Integrado de Cidadania de Vitória, foi aberto pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff. O objetivo foi refletir sobre a atuação e os rumos da perícia criminal no Espírito Santo.
O secretário Henrique Herkenhoff destacou que a pericia tem se profissionalizado cada vez mais e mostrado sua importância para sociedade. Lembrou que os profissionais do Estado têm conquistado mais títulos e reconhecimento de seu trabalho não só periciais mais também acadêmicos. “Os profissionais com excelência não são exceção no Espirito Santo, são a regra. Seminários como esses fazem a pericia capixaba ser conhecida na comunidade”, disse.
O evento foi organizado pela Associação Espírito-Santense de Peritos em Criminalística (AEPC) com o apoio da Polícia Civil do Espirito Santo e contou com palestras relacionadas à propostas para a readequação da atividade no Estado como: Autonomia das perícias forenses no Brasil; Projeto de Reestruturação da Superintendência de Polícia Técnico Científica do Espírito Santo (SPTC-ES); Perícia Criminal na Força Nacional de Segurança Pública; Perícia Criminal na Polícia Federal e Perícia Criminal em Crimes Contra a Vida.
O chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Júnior lembrou os investimentos do Governo do Espírito Santo na polícia técnica e listou vários peritos criminais que estão marcando época neste ano através de seus diversos estudos científicos e trabalhos reconhecidos não só no Estado, mas também em âmbito nacional. “O secretario de Segurança e o governador não têm medido esforços para equipar e investir na estrutura física da polícia técnica, inclusive na formação e capacitação dos peritos de forma sistemática, seja pela nossa academia ou por meio de parcerias com outras instituições”, destacou.
“Em comemoração ao Dia do Perito Criminal, celebrado em 4 de dezembro, reunimos um público específico como peritos, delegados, promotores, juízes e a comunidade para conhecer e reconhecer o valor da pericia criminal no contexto da segurança pública”, disse Clertes Helena Alves Bayer, perita criminal e presidente da entidade que promoveu o evento.
Estiveram presentes na abertura do evento o superintendente de Polícia Técnica Científica, delegado Guilherme Daré, a presidente da AEPC, Clertes Helena Alves Bayer e os promotores de Justiça Sócrates de Souza e Josemar Moreira.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br