Governo do Estado do Espírito Santo
23/08/2012 14h51 - Atualizado em 23/01/2017 19h45

Sesp divulga nova lista dos 10 criminosos mais procurados do Estado neste segundo semestre

 

 

 

Após um levantamento do serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) com as polícias Civil e Militar, foi divulgada uma nova lista com a relação dos 10 criminosos mais procurados do Estado deste segundo semestre. No início do ano, também foi divulgado a identidade de 10 bandidos que cometeram diversos crimes na Grande Vitória. Desses, oito foram presos, um morreu e outro ainda encontra-se foragido.

Esse resultado se deu através de um trabalho conjunto das polícias e da população por meio do Disque-Denúncia (181). As prisões são fruto do empenho do Governo do Espírito Santo com o desenvolvimento das metas do Programa Estado Presente, que visa retirar criminosos contumazes das ruas e restabelecer a paz social nas comunidades.


No topo dos mais procurados encontra-se Silvano da Luz Souza, conhecido como ‘Quininha’, de 28 anos. Ele é considerado um dos líderes do tráfico de drogas nos bairros Romão e Forte de São João, com influência nos bairros Bela Vista e Inhanguetá, todos no município de Vitória. Também é acusado de cometer diversos homicídios nessas regiões. Em seu desfavor há um mandado de prisão por homicídio.

Também em Vitória, as polícias procuram Rafik Gomes Victor, de 21 anos, jovem envolvido com o tráfico de drogas nos bairros Piedade e Fonte Grande, com ramificações na Ilha do Príncipe e Gurigica. Em seu desfavor há mandado de prisão por homicídio. Rafik é bastante conhecido pelos traficantes do Morro do Jaburu.

De acordo com o delegado responsável pela Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Vitória, Josemar Sperandio, as ações nessas regiões que apresentam tráfico de drogas e índice de homicídio ocorrem frequentemente. “Esses criminosos têm facilidade de se esconderem e recebem a ajuda de seus comparsas. Por isso, a importância da população nas denúncias. Nossas operações são motivadas não só pelas investigações, mas também pelas informações passadas pelos cidadãos”, ressaltou o delegado.

No município de Vila Velha, Josmar Santos Araújo, o ‘Jojô’, e Gleydson Gasparini Guterres, o ‘Ninil’, de 20 anos, estão na mira da Polícia. Josmar está envolvido com o tráfico de drogas nos bairros Ilha da Conceição, Santa Rita, Primeiro de Maio e Ilha das Flores. Contra ele há mandado de prisão em aberto por homicídio, além de outro, de prisão temporária decretada, também pelo crime de homicídio.

Já Gleydson, atua no tráfico de drogas na região de Vila Batista e Paul e em seu desfavor há mandado de prisão por homicídio e de prisão temporária decretada pelo mesmo crime.

Segundo o delegado José Lopes, da Delegacia Crimes Contra a Vida (DCCV) de Vila Velha, todos os traficantes considerados chefes do tráfico de drogas da Grande Terra Vermelha já foram detidos por meio de um trabalho integrado com a Polícia Militar e o Ministério Público. “Agora, os pequenos traficantes como o Josmar e o Gleydson estão tentando assumir o comando do tráfico, porém a polícia trabalha para prendê-los. Nós estamos com 48% de redução de homicídios em Vila Velha até o momento e a expectativa é que esse índice aumente até o final do ano”, relatou o delegado José Lopes.

Na Serra, novamente o traficante Wesley Sales Bastos, de 33 anos, aparece na lista dos procurados. Conhecido com ‘Chocolate’ ou ‘Índio’, ele atua na região de Nova Almeida e Jacaraípe, onde já cometeu diversos homicídios. Wesley agora também está controlando o tráfico em Praia Grande, Fundão, em Santa Martha, em São Cristóvão e Joana D’Arc, em Vitória. Em seu desfavor constam dois mandados de prisão por homicídio.

Outro traficante que também atua em Nova Almeida e Jacaraípe, na Serra, é Igor Ferreira dos Santos, de 31 anos. Ele é envolvido na morte de um agente penitenciário ocorrido em 2006. Igor também é conhecido em Praia Grande, no município de Fundão, e na região da Grande São Pedro, em Vitória. Em seu desfavor há dois mandados de prisão por homicídio e um mandado de prisão por tráfico de drogas.

As policiais civil e militar também realizam frequentemente ações nos municípios de Cariacica e Viana. Lá, alguns traficantes estão na lista de criminosos com mandados de prisão em aberto. Acusado de controlar o tráfico de entorpecentes nos bairros Marcílio de Noronha e Industrial, em Viana, e em vários bairros de Cariacica, Itamar Martins Falcão, de 31 anos, tem em seu desfavor dois mandados de prisão pelos crimes de homicídio e formação de quadrilha.

Já Maurício de Jesus Camargo, vulgo ‘Mauricinho’ ou ‘Zorro’, de 31 anos, é conhecido por roubar diversos bancos nos municípios de Viana, Cariacica e Vila Velha. Ele é fugitivo da Penitenciária Estadual de Vila Velha II, desde novembro de 2011, e possui três mandados de prisão, sendo dois por roubo e um por formação de quadrilha.

Outro procurado de Cariacica é Edinei Marques Gregório, o ‘Dinei’, de 31 anos. Ele é envolvido em crimes de homicídio e roubo e atua na região de Flexal e Vila Prudêncio. Em seu desfavor consta mandado de prisão por homicídio. Também é fugitivo da Casa de Custódia de Viana desde janeiro de 2010. E Ledson Moura da Silva, o ‘Ledinho’, 28 anos, também atua na região de Flexal e possui dois mandados de prisão por homicídio.

O delegado da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Cariacica, João Paulo Dezouzart, busca incrementar o trabalho na unidade aumentando os números de inquérito relatados, pedindo mandados de busca e apreensão e prisões. “Trabalhamos em conjunto com a Polícia Militar e tentamos ao máximo reverter esse quadro de criminalidade. Todas nossas ações estão tendo resultado positivo com prisões e apreensões”, disse o delegado.

O chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Cláudio Victor, afirmou que todos os delegados das DCCVs estão fazendo um ótimo trabalho nos municípios da Grande Vitória e com operações e intensa investigação. “Além dessas ações policiais, é importante o auxílio da população com informações pelo Disque-Denúncia - 181. Juntos, podemos diminuir o índice de criminalidade e colocar na cadeia esses criminosos”, concluiu o delegado Cláudio Victor.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Polícia Civil:
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard