06/04/2015 14h45 - Atualizado em 24/01/2017 00h02

Sesp inicia em Cachoeiro de Itapemirim o 2º Encontro de Capacitação Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica

Um dos focos prioritários da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social para o ano de 2015 é a redução nos registros de homicídios e agressões às mulheres. Por conta deste objetivo, a Sesp inicia em Cachoeiro de Itapemirim, nesta segunda-feira (6), o 2º Encontro de Capacitação Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. O evento começará às 9 horas, no auditório do Tribunal do Júri do município.

A ampliação do Projeto Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência para os municípios do Interior do Espírito Santo é uma das ações da Sesp para dar continuidade a redução nos indicadores criminais e retirar o Estado dos primeiros lugares no ranking nacional de homicídios e violência contra à mulher. Nesta semana (6 a 10 de abril), o encontro terá participantes de Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba e Iúna. Os próximos municípios escolhidos serão Linhares, São Mateus, Colatina, Barra de São Francisco, Nova Venécia e Aracruz.

A Sesp será representada pelo subsecretário de Integração Institucional, Guilherme Pacífico da Silva; e pela coordenadora da Casa Abrigo Estadual, Fernanda Bräumer. O prefeito municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione teve a presença confirmada no evento.

O subsecretário Guilherme Pacífico destacou a importância do encontro: “Há pouco mais de 15 dias, estivemos em Cachoeiro de Itapemirim em uma reunião de trabalho coordenada pelo governador Paulo Hartung, onde debatemos com a sociedade presente os desafios da Segurança Pública. É importante retornar e demonstrar aos cidadãos da região Sul que o combate à violência contra as mulheres é prioridade de Governo. Toda a secretaria está empenhada em reduzir os registros de ocorrências criminais”, finalizou.

Projetos de Proteção às Mulheres

As “Visitas Tranquilizadoras à Mulheres Vítimas de Violência” são um desdobramento da atuação do Patrulha da Comunidade, onde uma viatura dedicada a um bairro faz visitas aleatórias as mulheres que fizeram registros de violência doméstica em algum Distrito Policial Especializado. Os policiais militares perguntam à vítima se o agressor tem mantido contato e se cometeu novos atos violentos.

O projeto “Homem que é Homem” é a ação da Polícia Civil com o objetivo de acompanhar os homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento a Mulher. Estes companheiros participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil, em um primeiro momento, por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência é voluntária. Em cada reunião são apresentadas conceitos para uma cultura de respeito e não-violência.

A primeira reunião ocorreu no dia 10 de março, e contou com a presença de 30 homens. Foram debatidas alternativas não-violentas no âmbito das relações interpessoais, especialmente, as conjugais e familiares. Além disso, foram discutidos o processo de construção de identidades masculinas, as relações de gênero, a desconstrução de ideias sexistas e machistas.

Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)
Gustavo Tenório
Tel.: (27) 3636-1572 / (27) 99961-0214