Governo do Estado do Espírito Santo
15/10/2012 16h56 - Atualizado em 23/01/2017 19h56

Software permite identificação da digital de criminosos

 

 

A Polícia Técnico-científica da Polícia Civil tem, desde 2010, uma forte ferramenta para identificar autores de crimes. O sistema, chamado de Afis (Automated Fingerpint Identification System) possibilita pesquisar em um banco de dados imagens de impressões digitais de criminosos de todo o País. Cada imagem que a máquina dispõe é rigorosamente verificada pelos peritos da unidade. O recurso tem facilitado o trabalho da perícia e permitido laudos com 100% de certeza da autoria de crimes.

Ao realizar a coleta de fragmentos de impressões digitais em um local de ocorrência, essas informações são digitalizadas e inseridas no sistema Afis que faz uma pesquisa no banco de dados criminal que permite comparação automática das impressões digitais.

“O sistema facilitou muito o trabalho da perícia. Antes, tínhamos que fazer essa análise e comparações somente com o olho. Agora, temos uma comparação digital que permite 100% de certeza que uma determinada pessoa esteve no local do crime e que se torna suspeita da autoria daquele fato”, explica Rita de Cássia Segrini, perita papiloscópica e chefe do Departamento de Identificação da Polícia Tecnico-científica.

Atualmente, o banco de dados só permite identificar quem possui ficha criminal, mas a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) também prevê a compra de software que irá permitir um banco de dados de todas as pessoas que tenham carteira de identidade e que serão identificadas por meio das digitais, caso cometam crimes de qualquer natureza. Além disso,  com o sistema digital, será possível analisar mais facilmente a identificação de vítimas de crimes ou acidentes. A previsão é que a ferramenta esteja em pleno funcionamento no próximo ano.

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Uma amostra do trabalho da Polícia Tecnico-científica será apresentada pela Polícia Civil na 9º edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que será realizada no período de 17 a 19 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória. Durante todo o evento, 18 policiais receberão os visitantes e explicarão cada etapa realizada para a elucidação de um crime, desde a coleta de vestígios em um local de crime até as análises especializadas realizadas nos diversos setores da Polícia Técnica. Os visitantes também receberão uma cartilha ilustrada, com informações sobre o trabalho pericial e a importância em preservar um local de crime.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536

Natália Magalhães/Dalila Travaglia

Tel.: (27) 9981-5203 – (27) 9862-4006

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard