16/05/2016 15h16 - Atualizado em 05/04/2019 18h44

Suspeito de assassinar professor em Minas Gerais é preso em Nova Venécia

Policiais civis da 17ª Delegacia Regional de Nova Venécia localizaram J.C., 30 anos, suspeito de ser autor do homicídio do professor Nelcino Rodrigues Valentim, 50 anos. O crime ocorreu na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, e a vítima estava desaparecida desde o dia 29 de dezembro do ano passado.

De acordo com o titular da 17ª Delegacia Regional, delegado Líbero Penello, a prisão aconteceu no último sábado (14). “O suspeito foi abordado por policiais militares após ser visto com o veículo parado na rodovia BR 381, que liga Nova Venécia a Vila Pavão. Durante a abordagem, o detido informou que a gasolina havia acabado, mas já tinha solucionado o problema”, disse Líbero Penello.

Em seguida, os policiais constataram que veículo possuía restrição de furto ou roubo em uma ocorrência registrada na cidade mineira de Governador Valadares. “O suspeito alegou ter comprado o veículo no município no dia 25 de dezembro do ano passado e que, como forma de pagamento, deu a quantia de R$5 mil e mais uma motocicleta. Diante disso, os policiais prenderam-no em flagrante por receptação e ele foi levado para a 18ª Delegacia Regional de São Mateus”, contou o delegado.

Segundo Líbero Penello, foi arbitrada a fiança no valor de R$5 mil e, como ele não efetuou o pagamento, foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus. “No dia seguinte, os policiais da 17ª Delegacia Regional obtiveram a informação de que o veículo estava em nome do professor. Foi mantido contato com a Delegacia de Governador Valadares e os policiais civis daquele Estado confirmaram que a vítima estava desaparecida desde a madrugada do dia 30 de dezembro e que carro dele ainda não havia sido encontrado”, informou.

O delegado disse, ainda, que no dia 31 de dezembro, o corpo de um homem não identificado foi encontrado, próximo de uma mata em Nova Venécia. “Até o momento não havia nenhuma informação sobre autoria e nem vítima. Mandamos as fotos do corpo para os policiais civis de Governador Valadares e eles reconheceram como sendo do professor. Diante das informações, os policiais civis mineiros representaram pela prisão temporária do suspeito que, após ser interrogado, confessou o crime”, afirmou.

“A Polícia Civil capixaba havia iniciado um inquérito policial, mas as investigações ficarão por conta da Polícia Civil de Minas Gerais. O corpo do professor foi enterrado como indigente no cemitério Planalto, em Linhares”, disse Líbero Penello.

O Crime

O crime aconteceu na madrugada de 30 de dezembro do ano passado. Durante o depoimento, J.C. contou que foi abordado no meio da rua em Governador Valadares, por Nelcino que teria se prontificado a dar um carona para ele levando-o até a residência. “Já no interior do veículo, o suspeito disse que a vítima teria tentado fazer carícias nele, bem como convidá-lo para ir até um motel. Por esse motivo, segundo o suspeito, os dois entraram em luta corporal por alguns minutos. O suspeito contou que agrediu Nelcino com diversos socos na cabeça, na nuca e no pescoço, vindo à vítima a desfalecer. Em seguida, ele seguiu para Nova Venécia com o veículo e Nelcino no carro e ocultou o corpo da vitima em um local ermo”, contou o responsável pela 17ª Delegacia Regional.

Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes