Governo do Estado do Espírito Santo
25/09/2013 16h32 - Atualizado em 23/01/2017 22h13

Suspeito de participar de quadrilha que desviou R$ 5 milhões de sindicato gaúcho é localizado em Linhares

Policiais do serviço de inteligência da Polícia Civil e Militar de Linhares localizaram, nessa segunda-feira (23), um homem suspeito de integrar uma quadrilha responsável por fraudar ações judiciais do Sindicato dos Bancários (SindiBancários) do Rio Grande do Sul.  A estimativa é que cerca de R$ 5 milhões tenham sido desviados pelo grupo composto, inicialmente, por sete pessoas.
 
O representante comercial A.C K. , 44 anos, foi localizado no Centro de Linhares e com ele foi apreendido um veículo.  A ação foi realizada pelo chefe do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, em conjunto com a equipe da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra a Fazenda Estadual (Defaz) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
 
“Ele foi conduzido à Delegacia e prestou esclarecimentos, assinou um termo em que se compromete a comparecer sempre que necessário à Justiça e, em seguida, foi liberado”, informou o titular do DPJ.
 
De acordo com o chefe da Assessoria de Informações (ASI) da Polícia Civil do Espírito Santo, delegado Jeremias dos Santos, a equipe da Defaz solicitou o apoio da polícia capixaba na busca do representante comercial que estaria escondido em Linhares.
 
“Após as investigações conseguimos descobrir onde ele estava. Caso fique comprovado, durante o inquérito, a participação do suspeito no esquema de fraudes, ele poderá responder por apropriação indébita, falsidade ideológica, falsidade documental e lavagem de dinheiro” disse o delegado Jeremias dos Santos.
 
Operação “Ourives”
 
A Operação “Ourives” foi realizada nessa segunda-feira (23) nas cidades de Porto Alegre e Alegrete, no Rio Grande do Sul, e também no município de Linhares, no Espírito Santo. Três pessoas foram presas, em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo.
 
O delegado adjunto da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra a Fazenda Estadual (Defaz) do Departamento Estadual de Investigações Criminais e responsável pela operação, Daniel Meldeski, disse que a Polícia Civil gaúcha investiga um esquema de fraude envolvendo ações coletivas do Sindicato dos Bancários (SindBancários). O esquema teve início em 2004 e há um ano estava sendo investigado pelos policiais civis gaúchos.
 
De acordo com o responsável pela ASI, delegado Jeremias dos Santos, no Espírito Santo foram cumpridos dois dos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.
Os policiais apreenderam 11 veículos, três armas – que estavam nas casas onde foram cumpridos mandados de busca -, joias e diversos documentos. Ainda segundo o delegado, foi realizado o bloqueio de bens de sete integrantes do esquema, incluindo os três presos, identificados pela polícia.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Dalila Travaglia (27) 9607-2978
Lisandra Melo (27) 9862-4006
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard