23/09/2010 13:45 | Ações de Governo
Fotos Romero Mendonça / Secom
“Não é uma doença simples e banal”, foi assim que o secretário Anselmo Tozi definiu a dengue.
O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Saúde Anselmo Tozi iniciaram, na manhã desta quinta-feira (23) a intensificação das ações contra a dengue com o projeto “Espírito Santo Enfrentando a Dengue 2010/2011”, que este ano tem o tema “Minha Cidade é Minha Casa”. O evento teve a presença de prefeitos, atores importantes na mobilização contra a doença. Para ajudar na prevenção, Tozi anunciou a capacitação de técnicos municipais no uso da recém-lançada ferramenta que avalia áreas com maior vulnerabilidade da enfermidade.
O Salão São Tiago do Palácio Anchieta ficou totalmente ocupado pelos participantes, como o coordenador do Programa Nacional de Combate à Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Evelin Coelho, o prefeito em exercício de Vitória, Tião Barbosa, do procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), Fernando Zardini, a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da Sesa, Gilsa Rodrigues.
Além deles e dos prefeitos capixabas, o seminário contou com a presença do secretário municipal de Saúde de Vitória e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosemes), Luiz Carlos Reblin, o prefeito de Santa Teresa e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Gilson Amaro, subsecretários e técnicos da Sesa, secretários municipais de Saúde entre outros.
“Não é uma doença simples e banal”, foi assim que o secretário Anselmo Tozi definiu a dengue. “Estamos há três anos seguidos chamando os prefeitos, secretários municipais, profissionais de saúde e todos aqueles setores envolvidos de alguma forma no combate à dengue. Queremos aproveitar o período atual que antecede às chuvas e o calor para reforçarmos o combate à doença, interferindo drasticamente contra o ciclo da doença”, disse.
Tozi discursa. | Tozi discursa. |
Tozi ainda descreveu um pouco sobre as características da dengue aqui no Estado. “Há 16 anos que a dengue está presente entre os capixabas e a cada dia que passa se manifesta em casos mais graves. Anteriormente, a doença ficava concentrada na Região Metropolitana, mas há algum tempo passou a se interiorizar pelo Espírito Santo, atualmente, somente 10 municípios não têm a infestação do mosquito. Todo cuidado é pouco”, salientou.