Governo do Estado do Espírito Santo
11/04/2015 07h34 - Atualizado em 24/01/2017 00h02

2º Encontro de Capacitação Visitas Tranquilizadoras é encerrado nesta sexta-feira

A chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno, realizou nesta sexta-feira (10), o encerramento do 2º Encontro de Capacitação Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. O evento foi promovido Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Cachoeiro de Itapemirim. Estavam presentes também na cerimônia de hoje, o comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Antonio Souza do Nascimento; o comandante do Comando de Polícia Ostensiva da Região do Sul, Coronel Leonardo Marchezi dos Reis; e o Superintendente de Polícia da Regional Sul, Paulo Rogério Souza. A Sesp foi representada pela coordenadora da Casa Abrigo Estadual, Fernanda Bräumer.

 


O evento foi pensado com foco em uma das prioridades da Sesp para o ano de 2015, que é a redução nos registros de homicídios e agressões às mulheres. Para isso, o encontro objetivou ampliar o Projeto Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência nos municípios do Interior do Estado. Participaram da ação representantes de Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba e Iúna. As próximas cidades escolhidas serão Linhares, São Mateus, Colatina, Barra de São Francisco, Nova Venécia e Aracruz.



Projetos de Proteção às Mulheres



As “Visitas Tranquilizadoras à Mulheres Vítimas de Violência” são um desdobramento da atuação do Patrulha da Comunidade, onde uma viatura dedicada a um bairro faz visitas aleatórias as mulheres que fizeram registros de violência doméstica em algum Distrito Policial Especializado. Os policiais militares perguntam à vítima se o agressor tem mantido contato e se cometeu novos atos violentos.



O projeto “Homem que é Homem” é a ação da Polícia Civil com o objetivo de acompanhar os homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento a Mulher. Estes companheiros participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil, em um primeiro momento, por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência é voluntária. Em cada reunião são apresentadas conceitos para uma cultura de respeito e não-violência.



A primeira reunião ocorreu no dia 10 de março, e contou com a presença de 30 homens. Foram debatidas alternativas não-violentas no âmbito das relações interpessoais, especialmente, as conjugais e familiares. Além disso, foram discutidos o processo de construção de identidades masculinas, as relações de gênero, a desconstrução de ideias sexistas e machistas.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard