15/07/2024 11h00

Acadepol inicia curso de pós-graduação Lato Sensu em Segurança Pública

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) informa que o curso de pós-graduação Lato Sensu em Segurança Pública, da Academia de Polícia Civil (Acadepol), teve início nessa quinta-feira (11), na sede da Acadepol, em Vitória. O curso tem previsão de término para o dia 20 de dezembro de 2024 e contará com a participação de 24 servidores da PCES e Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), das mais diversas unidades.

As aulas serão realizadas nas quintas e sextas-feiras, das 8h às 16h40, na sede da Acadepol, situada na Avenida Vitória, nº 2.382, no bairro Monte Belo, em Vitória.

O curso de pós-graduação em Segurança Pública destina-se aos policiais civis, sobretudo aqueles que almejam ascender da 1ª categoria à categoria especial. Justifica-se, principalmente, pela necessidade de aprimoramento profissional do policial civil, visando à qualificação profissional para o desenvolvimento competente de atribuições e ações da própria carreira.

A realização do curso fomenta o retorno qualificado de seus policiais civis (Agentes de Polícia, Assistentes Sociais, Delegados, Escrivães, Investigadores e Psicólogos), e da PCIES (Peritos Oficiais Criminais, Médicos Legistas e Auxiliares de Perícia Médico-Legal), no intuito de sedimentar e produzir conhecimentos e diagnósticos, por meio da atividade científico-acadêmica.

“O curso tem por escopo atender aos objetivos estratégicos da Polícia Civil, no que se refere ao aperfeiçoamento e à especialização de seus servidores policiais e agentes de segurança pública, bem como desenvolver pesquisas que possam orientar e subsidiar ações e políticas públicas para a área da Segurança Pública”, disse o diretor da Acadepol, delegado Robson Alves Damasceno.

“Para o policial, é necessário e importante ampliar sua capacidade de conhecimento para que possa nortear suas ações dentro dos marcos do Estado Democrático de Direito e respeito aos Direitos Humanos, consolidando assim a identidade da Polícia Civil como uma Polícia Cidadã”, completou o delegado Robson Alves Damasceno.

A grade curricular do curso tem como objetivo o aprimoramento do servidor. As disciplinas no currículo buscam aliar o conhecimento científico ao conhecimento prático vivenciado cotidianamente pelo profissional de Segurança Pública.

Além disso, o curso terá uma carga horária total de 360 horas-aula, distribuídas entre 17 disciplinas e cinco palestras. O conteúdo das disciplinas e palestras abrange áreas do conhecimento jurídico, científico, filosófico e policial, além de trazer inovações tecnológicas que possam auxiliar esses profissionais no desempenho cotidiano de suas atribuições.

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto