Governo do Estado do Espírito Santo
12/12/2025 15h11

DIV-Deam conquista três premiações no Prêmio Farol do Bem por projetos de enfrentamento à violência contra a mulher

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) recebeu, no dia 27 de novembro, três premiações no concurso de projetos Farol do Bem, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (SINDIFER).

O prêmio reconhece iniciativas que promovem impacto social positivo no Estado, valorizando ações que moldam um futuro mais sustentável, inspiram a comunidade e fazem a diferença. Além da categoria de Segurança Pública, também foram premiados projetos nas áreas de meio ambiente, educação e ação social.

Premiações

A DIV-Deam foi destaque em três categorias:

1º lugar: Educação (Instituições e Órgãos Públicos): ‘Projeto Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e DEAM’s Itinerante’

2º lugar: Educação (Instituições e Órgãos Públicos): ‘Programa Homem que é Homem’

3º lugar: Ação Social (Instituições e Órgãos Públicos): ‘Programa Homem que é Homem’

Projetos premiados

O projeto Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e DEAM’s Itinerante, realizado com o ônibus da Polícia Civil, que funciona como Delegacia Móvel, leva ações itinerantes por toda a Grande Vitória e interior do Estado. As equipes alcançam municípios com Deam, Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam) e outros pontos estratégicos, ampliando o enfrentamento à violência contra a mulher.

A atuação é integrada com a Polícia Militar e órgãos da rede municipal. Durante as ações, são feitos atendimentos na Delegacia Móvel para mulheres vítimas de violência doméstica ou crimes contra a dignidade sexual, além de orientações à população sobre a Lei Maria da Penha, canais de denúncia e prevenção. O projeto também inclui palestras em escolas para crianças e adolescentes.

Já o Programa Homem que é Homem foi criado para reduzir a reincidência de violência contra a mulher no Espírito Santo. A iniciativa é desenvolvida pela Polícia Civil em parceria com prefeituras municipais e já funciona em 27 municípios, com expansão em andamento para mais sete cidades.

A relevância do programa está em promover debates diretos com autores de violência, abordando relações baseadas em agressividade, comportamentos machistas, sexistas e misóginos, fatores ainda presentes nas concepções de masculinidade e que demandam intervenção social.

Reconhecimento

A chefe da DIV-Deam e gestora dos projetos, delegada Cláudia Dematté, agradeceu às equipes envolvidas e aos municípios parceiros.

“Gratidão por toda dedicação, comprometimento, ética, sensibilidade e amor. Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho coletivo desenvolvido por profissionais maravilhosos, comprometidos com mudanças sociais, que almejam o melhor para a sociedade e lutam por uma sociedade sem violência contra as mulheres. Nossa gratidão também a todos os municípios do Estado do Espírito Santo que são parceiros e, de forma integrada com a rede, recebem as ações dos projetos”, completou a delegada.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com     

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard