A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha indiciou um homem de 60 anos, ex-secretário de agricultura do município de São Domingos do Norte, nessa segunda-feira (29), pelo crime de peculato.
De acordo com as investigações, um produtor rural da região solicitou serviços à prefeitura e, no momento do pagamento, acabou entregando um cheque ao investigado que apropriou-se do valor.
A polícia explicou que o próprio agricultor procurou as autoridades, relatando que achou o procedimento estranho e, ao solicitar informações ao banco, acabou sendo surpreendido com a notícia de que o cheque foi descontado pelo ex-secretário.
De acordo com o titular da DP de São Gabriel da Palha, delegado Rafael Caliman, o pagamento desses tipos de serviços deve ser feitos mediante Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e não diretamente ao servidor. “A pessoa quando solicita esse tipo de serviço, primeiramente deve procurar o setor de competência na prefeitura, que é responsável pelo trabalho. Quando isso ocorre, é necessário retirar o boleto para efetuar o pagamento e não entregar diretamente para um servidor”, informou.
Ainda segundo o delegado, o ex-secretário tinha passagens na polícia por furto de energia elétrica. O investigado foi indiciado pelo crime de peculato. Esse delito se dá quando o funcionário público se apropria ou desvia bens a que tem acesso, em razão do cargo ocupado. O Inquérito Policial sobre ocaso foi encaminhado à Justiça.
A polícia solicita, por fim, a outros agricultores que se encontrarem na mesma situação que procurem as autoridades para que os crimes sejam investigados e solucionados.
Texto: Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com